Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pelos no buço? Confira métodos para eliminá-los

20 mar 2012 - 07h25
(atualizado às 09h20)
Compartilhar
Thaís Sabino

Se existe algo que incomode as mulheres são os pelos. Elas precisam depilar as pernas, virilha, axilas, sobrancelhas e até aqueles pelos que nascem como um "bigodinho". Algumas preferem usar os cremes depilatórios em casa - pela praticidade e por ser indolor -, outras frequentam salões e sofrem na maca enquanto a profissional arranca os pelos. Mas, qual será a técnica mais eficaz para remover estes pelos?

Para a professora de depilação do Senac São Paulo, Luana Batista, o método mais vantajoso é a depilação egípcia com linhas. O procedimento se consiste em um enlace de linhas que conforme são movimentadas arrancam o pelo pela raiz. "Não tem contraindicação, nem componentes químicos e ainda faz uma pequena esfoliação na pele", afirmou Luana. Segundo ela, se a técnica for aplicada corretamente, agride menos a pele do que outros procedimentos.

Já o menos vantajoso, para Luana, é o uso de cremes depilatórios. "A química dos produtos é muito agressiva à pele, o creme não arranca o pelo, apenas corta, e logo ele aponta de novo na pele. Além disso, o produto pode causar alergias fortes, não é toda pessoa que pode usar", enumerou.

A depilação a laser, cada vez mais procurada pelas mulheres, por vezes culminam em resultados insatisfatórios. Segundo Luana, os pelos do buço são mais finos e claros do que os do restante do corpo. "O laser não consegue agir com eficiência em pelos claros e finos", disse ela.

Independente do método escolhido, o importante, de acordo com a professora de Estética da universidade Anhembi Morumbi, Ana Clara Andrade, é "a forma de se depilar". Os procedimentos mais complicados devem ser feitos em clínicas especializadas, para evitar queimaduras, irritações e pelos encravados, alertou Ana. Outro cuidado essencial é não se depilar com a pele bronzeada ou tomar sol após a depilação. "A pele está muito sensível depois da remoção dos pelos e o sol pode causar manchas", justificou a professora.

Métodos de depilação do buço

Cera quente -A vantagem, segundo Ana Clara Andrade, é que a cera atinge exatamente o local onde se deseja depilar. "A depilação com cera extrai o pelo pela raiz e levam cerca de 25 dias até o próximo procedimento", disse. A cera deve ser passada no sentido de crescimento dos pelos e retirada no sentido contrário, segundo a professora. "Se puxar errado, pode quebrar o pelo e provocar pelos encravados", alertou.

Além disso, a temperatura ideal do produto deve ser de 38°C, pois se estiver em temperatura muito alta, queima e mancha a pele. Depois do procedimento é preciso aguardar 72h para tomar sol, pois a cera quente sensibiliza a pele.

Creme depilatório -Para Ana Clara, este tipo de depilação é emergencial e pouco eficiente. Como vantagem, ele tem a praticidade e não ser indolor. "Mas não arranca o pelo pela raiz, corta apenas o pelo na superfície da epiderme e o resultado dura de 5 a 6 dias", disse ela.

A química dos produtos é bastante forte, afirmou a professora, e, além de agredir a pele, pode causar alergias graves. "Tem que ser feito o teste antes da aplicação. Pode queimar a pele", alertou. Depois de usar o creme depilatório, o ideal é passar 72 horas longe do sol, para evitar manchas.

Folhas prontas - As folhas prontas com cera fria, de acordo com Ana Clara, é um tipo de depilação emergencial, indicado para quem tem pelos finos e em pequena quantidade. "Dependendo da forma como a folha é puxada, pode quebrar e encravar o pelo", disse ela.

O método deve ser repetido a cada 20 dias. Para quem faz em casa, a professora explica que a folha deve ser sempre puxada no sentido contrário ao crescimento do pelo.

Depilação egípcia ou com linha - O método é bastante utilizado por quem faz tratamentos faciais com ácido. "Não danifica a pele tanto quanto a cera e cremes depilatórios", afirmou Ana Clara.

O método deve ser feito por um especialista, a cada 25 dias, já que o pelo é arrancado pela raiz. "Se não for feita direito, a depilação com linha também quebra o pelo", disse a professora. Quanto a dor, se assemelha à da depilação com cera.

Fotodepilação - A vantagem deste procedimento é a durabilidade. "Não chega a ser definitiva, mas os pelos podem demorar seis meses para nascer de novo", disse Ana Clara.

O método é dolorido, mas as principais desvantagens são que pode queimar a pele e pessoas negras não podem fazer. Pessoas bronzeadas ficam com a pele manchada se fizerem fotodepilação.

Depilação com laser - A máquina é mais potente e em poucas sessões é possível eliminar os pelos do buço. O método deve ser feito apenas por médicos dermatologistas, de acordo com Ana Clara.

Quando os pelos forem muito finos ou claros, a depilação com laser não é eficaz, alertou Luana. O laser é atraído pela cor do pelo e o destrói pela raiz, por isso, ele não volta a crescer.

Se existe algo que incomode as mulheres são os pelos. Elas precisam depilar as pernas, virilha, axilas, sobrancelhas e até aqueles pelos que nascem como um "bigodinho". Algumas preferem usar os cremes depilatórios em casa, outras frequentam salões e sofrem na maca enquanto a profissional arranca os pelos. Mas, qual será a técnica mais eficaz para remover estes pelos? Veja a seguir as dicas de especialistas
Se existe algo que incomode as mulheres são os pelos. Elas precisam depilar as pernas, virilha, axilas, sobrancelhas e até aqueles pelos que nascem como um "bigodinho". Algumas preferem usar os cremes depilatórios em casa, outras frequentam salões e sofrem na maca enquanto a profissional arranca os pelos. Mas, qual será a técnica mais eficaz para remover estes pelos? Veja a seguir as dicas de especialistas
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra