Pele masculina requer cuidados especiais dos 20 aos 50 anos
Com uma pele mais espessa e oleosa do que a feminina, os homens - apesar da falta de costume e, muitas vezes, de paciência - precisam adotar alguns cuidados especiais para afastar os implacáveis sinais da idade. Isso porque, mesmo tendo menos chances de desenvolver rugas do que as mulheres, a cútis masculina pode perder brilho e até mesmo envelhecer com mais facilidade devido à sua própria espessura e oleosidade excessiva.
Sabendo disso, fomos buscar com quem mais entende do assunto, um roteiro repleto de dicas de prevenção e tratamento para homens de 20, 30, 40 e 50 anos que desejam ter uma pele jovem e saudável ao longo da vida. Confira:
Prevenção começa aos 20
Assim como acontece com a maioria das mulheres, os homens também devem começar os cuidados com a pele no combate ao envelhecimento por volta dos 20 anos, fase em que o excesso de oleosidade e a formação de acne costumam ser bastante comuns. "Como os homens têm mais pelos devido à barba, e cada folículo piloso é lubrificado por uma glândula sebácea, eles precisam hidratar bastante a pele desde cedo para mantê-la sempre jovem e macia", informa Fernanda Tassara, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Brasileira (SBCD).
Assim, a ordem para quem está na casa dos 20 é caprichar na limpeza e na hidratação da cútis todos os dias. De manhã à noite, a dica é começar pela higiene do rosto com sabonete neutro, seguida da aplicação de creme hidratante não oleoso ou em gel. No caso de acne, o ideal é fazer um tratamento para evitar a formação de cicatrizes, como o peeling de diamante que elimina a camada mais externa da pele e ainda oferece uma menor descamação.
Atenção total aos 30
A preocupação com a hidratação da pele masculina deve aumentar aos 30, devido à diminuição da produção de colágeno pelo organismo. Por isso, vale a pena manter o equilíbrio da pele com cremes hidratantes, mas sem aumentar sua oleosidade. Além disso, vale ressaltar que já nessa idade, o homem pode começar a utilizar cremes de prevenção de rugas, inclusive para a região dos olhos. "Nesta fase, uma boa forma de combater a flacidez é dar preferência a cosméticos com vitaminas A e C na área dos olhos, além de hidratantes com vitamina C e E que combatem o envelhecimento e ativos como ácido hialurônico e retinol", indica Fernanda.
40 anos = cuidados intensos
Com a chegada dos 40, o homem começa a ver os primeiros sinais do envelhecimento, por meio da formação de rugas e linhas de expressão. Nesta fase, tratamentos para estimular a produção de colágeno e elastina, como os de radiofrequência, que também recuperam o viço da cútis, são essenciais. Além disso, as famosas injeções de toxina botulínica são bastante indicadas, pois podem diminuir os sinais de idade na pele de homens e mulheres.
Manutenção aos 50
Ao completar 50 anos, as rugas já estão formadas, deixando as alterações de flacidez da pele mais evidentes e o tecido cutâneo mais sensível e fino. No entanto, como a maioria dos homens reluta na hora de se submeter a uma cirurgia plástica, a solução mais comum para atenuar os sinais da idade é continuar recorrendo aos tratamentos que estimulam a formação de colágeno e elastina e retardam o envelhecimento.
"Além disso, adotar uma alimentação balanceada, aplicar filtro solar sempre e abandonar o tabagismo, um dos grandes responsáveis pelo aspecto envelhecido da cútis, são práticas ainda mais importantes nesta fase da vida", ressalta Fernanda.