Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atrizes de novela e ícones da moda usam mesmas tendências

Novelas, séries, eventos e redes sociais fazem com que famosas nacionais e estrangeiras disseminem tendências de moda

4 jun 2014 - 16h13
(atualizado em 4/6/2014 às 08h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: AgNews/Getty Images

Celebridades brasileiras e internacionais são referências de moda e têm milhares de seguidores em suas redes sociais, onde divulgam produtos, marcas de roupa e looks do dia. As fãs agradecem, pois não há melhor lugar para se inspirar do que nos posts das celebridades. No Brasil, ainda ocorre o fenômeno das novelas. A atriz Giovanna Antonelli, por exemplo, parece que tem toque de Midas e tudo o que toca vira ouro. Do esmalte azul aos bodies, brincos e até corte de cabelo, domina o ranking de mais pedidos da Globo.

A novela é um gênero bastante importante para a identificação de padrões desejáveis. “O desejo construído através de uma mulher que tem visibilidade nacional é algo que não se discute em um país latino, onde todas as meninas querem ser famosas, atrizes e modelos”, diz Paula Limena Cury, sócia-fundadora do Bureau Imageneer| Intelligentsia, com formação em Ciências Sociais e Fashion Marketing (Parsons School of Design NY). Fora do Brasil, segundo ela, as séries americanas oferecem personagens com os quais as pessoas têm o desejo de se identificar. “Na Europa, as famílias reais com suas auras de glamour promovem esse efeito.”

Além da TV

Se Giovanna é fenômeno na telinha, fora dela, em eventos e festas, também aposta em looks bem cuidados e faz posts, pagos ou não, com fotos com peças que são tendências, o que agrada os 915 mil seguidores da atriz no Instagram. Prova de que é sucesso, Gio acaba de lançar seu site, onde reúne tanto os produtos que assina, como outras ações que promove. Lá fora, o fenômeno não é diferente. A socialite e blogueira Olivia Palermo é referência de moda e presença constante em desfiles de moda mais badalados do mundo. Seu Instagram está beirando 1 milhão de seguidores - já bateu os 998 mil.

Foto: AgNews/Getty Images

No Brasil, além de Giovanna Antonelli, há outras atrizes que podem ser consideradas it-girls, porque têm milhares de seguidores nas redes sociais, alimentadas com fotos de looks. Em geral, marcam presença em eventos e desfiles, quase sempre em troca de cachês, que costumam valer a partir de R$ 20 mil, e crescem de acordo com seu sucesso nas novelas globais.

Sophie Charlotte (335 mil seguidores), Sophia Abrahão (750 mil seguidores), Thaila Ayala (677 mil seguidores), Fiorella Mattheis (392 mil seguidores), Carolina Dieckmann (629 mil seguidores) e a jovem Marina Ruy Barbosa (mais 1,1 milhão de seguidores) estão entre as famosas que curtem moda e assinam bons contratos comerciais com as marcas. Sophia Abrahão, por exemplo, desfilou para Coca-Cola Jeans no último Fashion Rio, enquanto Thaila Ayala estrelou desifle da Aüslander e Giovanna Antonelli, por conta do sucesso na novela Em Família, para TNG.

Brasileiras x Internacionais

Ter seguidores nas redes sociais, como as jovens atrizes/it-girls, segundo Paula, as referencia como alguém que sabe das novidades. “Mas elas não constróem moda, não ditam tendências. Apenas as disseminam", explica. Para ela, as famosas são importantes para a divulgação de “febres momentâneas”, “produtos de vida curta” e “marcas de fast fashion". “As it-girls brasileiras são tão influentes quanto as internacionais, o que as diferencia são os clusters (grupos) de seguidores que se apoiam nestas ou naquelas. Nos Estados Unidos, celebridades importantes também afetam o público formador de opinião, o que ainda não acontece no Brasil. A demanda por algo exclusivo ainda é algo forte aqui”, afirma. 

Tais tendências realmente são as mais exploradas por celebridades daqui e estrangeiras e, entre estas últimas, destacam-se também as gêmeas Ashley e Mary-Kate Olsen, que têm até grife de roupa, a The Row, além de modelos, como a veterana Kate Moss e a novata Cara Delevingne, e das atrizes, como Emma Watson e a chinesa Fan Bingbing, que não é muito conhecida no Brasil, mas é presença constante nos desfiles de moda internacional.

Confira, na galeria abaixo, como as “disseminadoras”, brasileiras ou estrangeiras, apostam em tendências globalizadas.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade