PUBLICIDADE

Meditação para dormir: mito ou verdade? Entenda benefícios da prática

Ansiedade, estresse e pensamentos acelerados estão na lista de reclamações de quem convive com problemas do sono; brasileiros dormem mal

7 nov 2023 - 05h00
(atualizado em 24/1/2024 às 17h30)
Compartilhar
Exibir comentários

A dificuldade para dormir está longe de ser um problema isolado, pelo contrário, de acordo com estudos da Fiocruz, estima-se que, somente no Brasil, mais 70% da população conviva com doenças relacionadas ao sono e que vão muito além da insônia em si. A qualidade do sono é ainda mais baixa entre as mulheres, o que faz da meditação, incluindo a meditação guiada, opção de relaxamento rotineiro.

Meditação pode ser aliada para melhores noites de sono.
Meditação pode ser aliada para melhores noites de sono.
Foto: fizkes / Adobe Stock

Já é cientificamente comprovado que as condições de estresse e ansiedade são capazes de atrapalhar o descanso e tornar o momento de dormir um enorme desafio. Essa informação ganha contornos mais intensos ao lembrar que o Brasil ocupa o topo no ranking de nações mais ansiosas e está entre as mais estressadas também. 

Por aqui, porém, à medida que as pessoas parecem se preocupar mais com seu próprio bem-estar e saúde mental, exercícios físicos e técnicas de relaxamento, como a meditação ou yoga, se fortalecem enquanto o estereótipo de práticas da elite perde força. Mas a meditação pode, de fato, ajudar a dormir melhor?

Atma: meditação guiada para relaxar. Experimente!

O que é meditar e qual a conexão com o organismo 

A meditação é uma prática muito antiga e envolve a concentração e atenção plena no presente para o relaxamento e autoconhecimento. E isso acontece porque, sobretudo na visão de quem conduz sessões meditativas, passado e futuro podem levar a mente a pensar em situações que geram estresse ou ansiedade e, por isso, ficar no agora e desfrutar o presente é essencial para encontrar relaxamento e refletir. 

A técnica é amplamente estudada e alguns dos materiais científicos produzidos já chegaram a identificar mudanças – para melhor – no cérebro quando o meditador passa a realizar sessões de forma consistente, ou seja, faz do meditar uma atividade rotineira. 

Menos ansiedade e estresse 

Alguns dos relatos científicos apresentam que a meditação foi capaz de aliviar condições de estresse e ansiedade, além de colaborar com a memória. A meditação guiada e os exercícios de respiração são geralmente a porta de entra da daqueles que buscam uma jornada mais equilibrada e autocentrada; alguns psicólogos costumam indicar aos pacientes a meditação como técnica de relaxamento.

App Atma: confira as novas coleções para dormir melhor

Por que meditar pode ajudar a dormir melhor? 

Antes de qualquer outra informação, é preciso entender que o sono ruim pode ter diferentes tipos de gatilhos, isso quer dizer que a condição precisa de investigação médica. Dormir mal afeta cognitiva e fisicamente, e pode gerar e agravar problemas de saúde. 

  • Consciência corporal: uma das modalidades da meditação é o body scan (escaneamento corporal), contudo, de maneira geral, a prática ajuda a entender o próprio corpo, limites e como situações podem afetar o bem-estar. 
  • Relaxamento: em alguns casos, meditar acaba ajudando a controlar a pressão sanguínea, já que os exercícios de respiração somados ao desenrolar das sessões conduzem participante a um estado menos ansioso e estressante. 
  • Pensamento acelerado: quando os pensamentos não param de chegar, a ansiedade pode ir ganhando corpo e fazer da hora de dormir um pesadelo. Além de ajudar a refletir sobre o dia e assimilar os acontecimentos, evitando ficar martelando sobre eles, uma das características da meditação e focar no agora para evitar a enxurrada de pensamentos que atrapalha tanto o momento de descanso. 

Atma: conteúdos para dormir melhor 

As novas coleções do aplicativo Atma Meditação e Bem-Estar trazem conteúdos que promovem o relaxamento antes de dormir e para pegar no sono. São meditações guiadas que não usam apoio sonoro, como o sino tibetano 

ATMA Seu app de meditação
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade