Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mais sensível, pele muito branca exige atenção redobrada

6 jan 2012 - 12h00
Compartilhar

Carregar o protetor solar na bolsa é quase um ritual de verão para mulheres de pele clara e escura. Contudo, o cuidado é essencial principalmente para as "branquinhas", pois sofrem com a ação direta do sol. Além disto, para manter a pele clara radiante e jovem, como das divas do cinema e da televisão, é preciso redobrar a atenção e incorporar hábitos simples no dia a dia.

Witherspoon tem a cútis radiante e sempre bem clarinha
Witherspoon tem a cútis radiante e sempre bem clarinha
Foto: AFP / Terra


Na lista de cuidados com o maior órgão do corpo humano não estão apenas o uso contínuo e rigoroso de filtro solar. Remoção da maquiagem, esfoliação, lavagem do rosto e hidratação são essenciais. Boas horas de sono, alimentação regrada, exercícios físicos e adeus ao cigarro completam a combinação de hábitos para ter a pele viçosa.



Por que este tipo de pele exige tantos cuidados? É tudo uma questão biológica, explica a Dra. Selma Schuartz Cernea, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo (SBD RESP). "Ao contrário da pele negra, a clara produz pouca melanina, um filtro natural. Quando a proteção não é suficiente, a pele apresenta sinais."



Essas manifestações de que algo não está indo tão bem passam pela queimadura solar, envelhecimento precoce, manchas e, em casos mais graves, o câncer. A falta de proteção da substância deixa o colágeno mais vulnerável à ação dos raios solares, que degradam as estruturas da pele.



Mulheres brancas, como a apresentadora Ana Hickmann, a cantora Madonna e a atriz Mariana Ximenes, tem mais chances de sofrer com as temidas rugas finas de expressão, flacidez facial e manchas. Se você tem a mesma cor de pele, atenção aos cuidados.



Filtro solar sempre

Pele manhã, antes de encarar o sol quente, espalhe o filtro pelo corpo inteiro. A alta sensibilidade da pele "nevada" pede fator de proteção 30, no mínimo. "A aplicação deve ser generosa, mesmo que o fator seja maior, pois é a quantidade que garante a eficácia de proteção", explica a Dra. Selma.



A renovação da aplicação dependerá da rotina. Quem trabalha em ambiente fechado pode aplicar apenas uma vez, já que o nível de exposição direta ao sol é baixo. Já quem fica em local aberto ou anda neste tipo de ambiente deve passar protetor solar mais de duas vezes durante o dia. Na praia, o cuidado é ainda maior: sempre que sair da água, reaplique o produto no corpo.



Hidratação

A hidratação da pele também deve ser adotada como uma forte aliada, principalmente por conservá-la, livrando-a dos malefícios causados pelo sol. Segundo a dermatologista, a aplicação do hidratante deve ser ainda mais intensa após banhos demorados ou muito quentes, quando a pele costuma ressecar com mais facilidade.



Roupas e acessórios

Pouco comum nas ruas do Brasil, os chapéus são fontes indiretas de proteção da pele do rosto. As abas longas evitam a incidência dos raios solares. Apesar do calor, roupas mais fechadas também dão uma forcinha nesta batalha. Porém, para obter o efeito desejado é preciso que permitam a respiração da pele ao mesmo tempo em que evitem o contato direto com a radiação.



Vida saudável

Um cardápio colorido tem efeito direto na pele. Por isso, além dos cosméticos, consuma líquidos e coloque no prato frutas, verduras e legumes de forma balanceada. "Estes cuidados complementares vão contribuir para a proteção e a saúde da pele." Pratique exercícios físicos e dê um chega para lá no cigarro para liberar toxinas.



Tratamento milagroso?

Desconfie dos tratamentos estéticos milagrosos que prometem tirar manchas, eliminar imperfeições e ainda dar aquela esticada. Ao invés de solucionar o problema, aumentam a queixa. Somente os bons hábitos no dia a dia podem trazer resultados melhores do que as anunciadas técnicas revolucionárias.



Se os cuidados não forem suficientes...

Se as medidas de proteção no verão não forem tomadas e as queimaduras solares aparecerem, Dra. Selma recomenda que nas regiões avermelhadas sejam feitas compressas frias ou aplicada loção calmante. Já em casos mais graves, deve-se procurar pelo atendimento médico.



Agência Hélice,
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra