Inverno é boa época para rejuvenescer as mãos
Retardar e amenizar o envelhecimento é uma meta comum. Mas não adianta cuidar do rosto, das pernas, do bumbum, da barriga e deixar as mãos de lado. Afinal, elas são uma das partes do corpo que mais denunciam a idade.
» Confira sete dicas para retardar o envelhecimento das mãos
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia
Além do ressecamento e das manchas causadas pelo sol, a aparência delas é prejudicada, ao longo dos anos, pela absorção da gordura que fica entre a pele e os tendões. "Ficam esqueletizadas, como chamamos", diz o cirurgião plástico Edmar da Fontoura Lopes Neto. O resultado costuma ser notado a partir dos 50 anos, segundo o cirurgião plástico Vitório Maddarena.
Para reverter o problema, basta apostar nas "mãozinhas" que a medicina pode dar. E a melhor época é justamente no inverno. "Isso porque os tratamentos pedem que evite exposição ao sol e, nos meses frios, ela é menor", ressalta Maddarena.
Uma das alternativas é a lipoenxertia, também conhecida como lipofilling ou, simplesmente, enxerto de gordura. "Normalmente, retira-se com uma seringa a gordura da face interna do joelho, que tem mais fibras colágenas. O conteúdo é centrifugado, para deixar apenas as células gordurosas, e aplicado no dorso da mão. A região fica mais cheinha", explica Neto.
Se precisar de quantidade grande de enxerto, o procedimento deve ser dividido em algumas sessões, com intervalos de três a seis semanas, conta Maddarena. "Cada uma dura de 1 hora a 1 hora e meia e conta com anestesia local." É recomendado refazê-lo após alguns anos, porque não bloqueia o processo de envelhecimento.
Depois da cirurgia plástica, a região pode ficar roxa e inchada. Siga à risca os cuidados solicitados pelo médico. Entre eles, estão evitar alguns detalhes por uma semana, como exposição ao sol, proximidade a fontes de calor, traumas e deixar as mãos muito tempo para baixo.
Preenchedor
Uma alternativa mais simples, que não requer retirada de gordura e nem anestesia, é o preenchimento com ácido hialurônico. O tratamento leva 20 minutos e é indicado para quem apresenta necessidade de repor pouco volume. "O produto atrai e segura as moléculas de água no local", relata Maddarena.
O resultado dura cerca de um ano. Na primeira semana, é importante colocar em prática as mesmas recomendações médicas solicitadas aos interessados pela lipoenxertia.
Prevenção e tratamento
O PRP (Plasma Rico em Plaquetas) colabora para amenizar a aparência envelhecida, além de ser uma aposta de prevenção a partir dos 40 anos. Consiste em retirar sangue do paciente, centrifugá-lo para separar o plasma (parte líquida) e, então, injetar as plaquetas nas mãos. O processo demora 30 minutos. "É mais raro ficar roxo e pode inchar um pouco. É importante manter os mesmos cuidados dos outros tratamentos durante uma semana."
Pele
A falta de cuidados com as mãos também colabora com o aspecto envelhecido. Os problemas vão de ressecamento a câncer de pele. "Os mais comuns são manchas solares, que são marrons, e lesões pré-cancerosas (ceratoses actínicas), que costumam ser rosadas e descamativas. É importante ir ao médico para constatar qual é o problema e identificar casos de câncer", alerta a dermatologista e cosmiatra Kátia Castello Branco.
Os tratamentos que buscam melhorar a pele e eliminar manchas solares são os lasers e peelings, cuja quantidade de sessões é determinada de acordo com cada caso. "O tratamento para lesões pré-cancerosas é crioterapia (congelamento com gás) ou cirurgia", diz Kátia.
Quem quer evitar transtornos e retardar as marcas do tempo tem de manter alguns costumes simples: usar filtro solar diariamente, hidratar as mãos de manhã e à noite, e lavá-las com sabonete neutro.