Deixe de lado o elevador e use as escadas
Dezoito anos atrás, Ronnie Guie estava pensando em comprar uma esteira rolante ou uma máquina de escalada para se manter em forma. Mas um dia, em sua hora de almoço na sede da Con Edison em Astoria, Queens, dois de seus colegas o convidaram a subir pelas escadas os 10 andares do edifício. Quando ele chegou ao topo, sua respiração estava ofegante, mas ele gostou da idéia: havia encontrado uma forma de exercício, e de graça. "Para mim, foi uma solução rápida", disse.
» Chat: tecle sobre o assunto
Aos 59 anos, Guie diz que ainda mantém a mesma cintura (76cm) e peso (de 67 a 70 a quilos) que tinha aos 17, graças ao seu regime de exercícios repetido cinco dias por semana. Ele sobe e desce os 10 andares de escadas em geral cerca de 10 vezes em uma hora, a depender do tempo que tiver disponível. "Obtenho resultados do método, mas não é fácil", ele diz. "No entanto, sempre me sinto bem".
Há escadas em toda parte, claro, mas elas raramente são encaradas como opção de boa forma. Ficam instaladas em poços fechados nos edifícios mais altos (especialmente em centros urbanos de alta densidade como Nova York) ou em máquinas estacionárias nos cantos de academias que agora estão repletas das máquinas elípticas, mais populares mas menos cansativas. Muitas escadarias nem mesmo estão acessíveis, algumas por motivos de segurança relacionados ao 11 de setembro. Mas, nos casos em que estão acessíveis, oferecem uma forma de exercício que propicia o máximo valor no mínimo de tempo, e com baixo impacto. E subir é muito melhor para seus joelhos do que descer.
"Subir escadas propicia melhores retornos de exercício devido ao componente vertical", disse Cedric Bryant, vice-presidente de ciências do Conselho Americano de Exercício. Ante o jogging ou ciclismo moderado em locais razoavelmente planos, subir escadas, ele afirma, "será um desafio maior e portanto permitirá a queima de mais calorias no mesmo tempo".
Uma vez por ano, Guie sai em busca do exercício supremo em sua categoria. Em 3 de fevereiro, ele e 318 outros atletas competiram na 32ª Corrida de Subida do Empire State Building, uma distância de 86 andares e 1.576 degraus. Galgando dois degraus por vez, Guie chegou ao terraço de observação em 19 minutos e 34 segundos. O vencedor da disputa internacional, Thomas Dold, da Alemanha, completou a prova em 10 minutos e sete segundos.
A New York Runners organiza o evento, aberto apenas a convidados, para satisfazer os corredores que odeiam ficar parados e querem variar seu regime de exercícios de inverno no único dia do ano em que a escadaria do Empire State Building fica aberta aos usuários. A idéia parece ser um truque promocional, mas não deixa de representar uma tendência nos esportes radicais.
Provas de corrida em edifícios, muitas das quais com fins de caridade, são realizadas em arranha-céus de todo o mundo, de Taipei, em Taiwan, a Milão, na Itália. Em geral, as escadarias só ficam abertas nessas ocasiões. Na semana que vem, haverá provas como essas em Chicago (Hustle up the Hancock); Las Vegas (Scale the Strat); Denver; Des Moines, Iowa; Grand Rapids, Mich.; Omaha, Neb., e Filadélfia.
"Considero que esse seja um bom evento de treinamento combinado porque gera muita atividade cardíaca e pulmonar", diz Andrew Femia, triatleta de Nova York que disputa uma prova ou outra de corrida com sua mulher, Jeanette Baer, a cada duas semanas.
"São 14 minutos de sofrimento", ele disse antes de começar a subida do Empire State. Ou mais: ele concluiu com 16min49seg, e Baer com 21min33seg. O casal treinou subindo as escadas de seu edifício de 13 andares em Manhattan, e depois descendo de elevador - 12 vezes em seguida.
Femia, advogado, disse que tentou treinar no edifício de seu escritório, na parte sul de Manhattan, que tem 54 andares, mas encontrou um problema comum desde o 11 de setembro nos edifícios de escritórios da cidade. Algumas escadarias ficam inacessíveis a não ser em caso de emergência.
Femia enviou duas cartas para solicitar uma licença especial, e se ofereceu até para assinar um termo de responsabilidade que isentasse o edifício de qualquer responsabilidade por um eventual problema, mas foi informado de que correr na escadaria era "completamente proibido".
(Um porta-voz do Departamento de Estado de Nova York informou que não existe código uniformizado no Estado para fechar escadarias, mas acrescentou que as empresas podem tomar decisões independentes a respeito com base em seus critérios de segurança.)
Dicas de treinamento
Jim Ochse venceu a Empire State Building Run-Up em 1980 e 1982. Agora, aos 54 anos, ele concluiu a prova em 16min18seg, este ano. Ochse é preparador físico em Allentown, Pensilvânia. O advogado e triatleta Andrew Femia, 35, conclui em 16min49seg. Eis suas dicas de preparação para exercícios em escadas:
- Treinar duas vezes por semana em escadarias reais. Fazer séries de intervalo. Repetir 10 andares, cinco vezes. Tentar evitar o uso dos corrimões, mantendo as mãos por sobre a cabeça.
- Falta uma escada? Use um StairMaster. Ritmo acelerado por um minuto, pausa, cinco repetições. Atingir o ritmo cardíaco desejado (a fórmula é 220 menos a idade vezes 0,8).
- Antes da prova, fazer um aquecimento curto, com caminhada forte e saltos para acelerar o ritmo cardíaco.
- Obter uma boa posição largada. Ficar esperto. Encontrar um ritmo, dois degraus de cada vez, pisar com a parte carnuda do pé. Usar corrimões (e luvas, para isso).
- Controle o esforço. O ácido lático se acumula, mas seu fôlego retornará. Imagine o panorama lá no alto. Divirta-se.
Tradução: Paulo Eduardo Migliacci ME