Corrija erros de descoloração e ganhe cabelos loiros lindos
Se já não bastasse retirar o pigmento do fio, o descolorante ainda remove boa parte da proteína da fibra capilar. Por isso, quando o procedimento é malfeito, o cabelo fica da cor de "água de salsicha" - como dizem os cabeleireiros-, perde o brilho, resseca e quebra.
"Isso geralmente acontece quando os fios são descoloridos de uma só vez. Não pode. O correto é começar pelas pontas e pelo comprimento para, só depois, fazer a raiz", explica o cabeleireiro William de Souza, do salão Werner Coiffeur Botafogo 2, no Rio de Janeiro.
Segundo ele, para resolver o problema, é necessário refazer a descoloração de forma muito - mas muito - minuciosa, passando o produto apenas nas partes alaranjadas ou amareladas e ir controlando visualmente o tempo de ação do produto. Depois, para arrematar, é aplicado um tonalizante para uniformizar a cor da raiz às pontas.
Luzes ao contrário
Já para disfarçar o loiro quase-branco, também conhecido como "loiro-farmácia", a melhor pedida são as luzes ao contrário, as chamadas "low light", que nada mais são do que mechas um ou dois tons mais escuros do que o restante do cabelo.
Se mesmo assim algumas luzes ficarem mais claras do que outras, o profissional pode aplicar um tonalizante mais escuro exatamente sobre esse ponto e, um mês depois, refazer as mechas nesses lugares.
Tingimento
Mas se o seu problema for o tom amarelado, aquele que deixa a aparência vulgar, o equilíbrio pode ser conseguido tingindo o cabelo com uma cor mais fria, como a gama dos loiros acinzentados.
Entendeu por que é preciso procurar um especialista em coloração em vez de tentar resolver o problema sozinha ou pedir ajuda a uma amiga? E atenção: depois de resolvida a situação, nada de relaxar.
É necessário fazer hidratações semanais à base de queratina, que é a principal proteína que constitui o fio, até o cabelo recuperar o brilho, a maleabilidade, o balanço e a maciez.
Qualità
Especial para o Terra