Cobre em água de chuveiro danifica cutícula do cabelo, diz estudo
Cientistas parecem ter descoberto as causas daqueles dias em que os cabelos amanhecem de um jeito que nada os deixa apresentáveis: são os depósitos de cobre nas tubulações de água. As informações são do Daily Mail.
Pesquisadores disseram que o metal das tubulações se acumula gradualmente nos fios, o que deixa o cabelo armado, com menos brilho e aumenta os danos causados pelos raios ultravioletas. A pesquisadora Jennifer Marsh disse que o cobre não fica concentrado em alta quantidade, mas a ação da substância é importante.
“O cobre vem na água e o cabelo age como uma esponja absorvendo-o”, contou a especialista. Ela e um grupo de pesquisadores analisaram cabelos de 450 mulheres. A maioria tinha cerca de 20 a 200 átomos de cobre, para cada milhão de moléculas nos fios. Algumas apresentaram mais de 500 moléculas de cobre para cada milhão.
O acúmulo da substância pode afetar a cutícula do cabelo, deixando-o mais propenso a danos. O efeito é mais grave para pessoas que colorem os fios. No ano passado, foi estimado que as mulheres britânicas levam cerca de 26 anos sofrendo com o cabelo desajeitado.