Maison destaca 'imortalidade' de estilo e elegância de Valentino Garavani
Icônico estilista italiano faleceu aos 93 anos, em Roma
A Maison Valentino prestou uma homenagem ao seu fundador, Valentino Garavani, icônico estilista italiano que faleceu aos 93 anos, na última segunda-feira (19), destacando a imortalidade de seu estilo e de sua elegância.
Em uma publicação nas redes sociais, a grife de luxo afirmou recordar o fundador "com profunda emoção e grande carinho", ressaltando que "seu estilo inconfundível e elegância inata viverão, imortais, ao longo do tempo".
A casa de moda ainda manifestou solidariedade aos familiares e amigos do estilista e reafirmou o compromisso de preservar e valorizar "o precioso legado criativo, cultural e humano" deixado por Garavani.
"Sua vida foi um farol na busca constante pela beleza e, guiados por essa mesma beleza, continuaremos a honrá-lo em nossa mais sincera memória. Obrigado, Sr. Valentino", conclui a nota.
Natural de Voghera, na província de Pavia, Valentino se tornou um dos nomes mais lendários da moda italiana e internacional e faleceu "em paz em sua residência, em Roma, cercado pelo amor de seus entes queridos".
Ao longo de sua extensa carreira, trabalhou com inúmeras mulheres da alta sociedade e do entretenimento. Valentino deixou o comando da grife em 2007. Cinco anos depois, a marca foi vendida à empresa catariana Mayhoola for Investments, com o grupo Kering adquirindo, em 2023, uma participação de 30% no negócio por 1,7 bilhão de euros.
Hoje, o famoso fotógrafo Mario Testino prestou homenagem ao criador italiano, lembrando o início de sua trajetória profissional ao lado de Valentino, nos anos 1980.
"Conheci o Sr. Valentino quando comecei a trabalhar em Milão, na década de 1980. Ele me deu uma das minhas primeiras campanhas publicitárias para sua linha mais jovem, Oliver, e trabalhei em várias campanhas ao longo dos anos", recordou.
Testino descreveu Valentino como "um homem encantador, elegante, leal e trabalhador", com uma determinação incansável para criar coleção após coleção de vestidos que se tornaram sonho para inúmeras mulheres em ocasiões especiais, incluindo casamentos.
"Sentirei falta do seu sorriso, da sua presença e de tudo o que ele nos deu ao longo de sua extraordinária carreira criativa. Depois de todos esses anos, seu apoio desempenhou um papel enorme na minha carreira", afirmou o fotógrafo, encerrando com um emocionado "descanse em paz".