PUBLICIDADE

4 motivos para combinar música, som de fundo e meditação

Opções sonoras podem complementar a experiência meditativa e são modos interessantes de inserir autocontemplação no dia a dia

15 jun 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

Quem imagina a meditação como uma reflexão profunda baseada puramente no silêncio absoluto pode se surpreender com as possibilidades e combinações que ela permite. Além de suas variações, como as modalidades guiada e não guiada, o meditar explora temas diversos e tem música e sons de fundo como grandes aliados: confira 4 motivos para apostar nessa combinação. 

Sons de fundo complementam a meditação e trazem a natureza para perto
Sons de fundo complementam a meditação e trazem a natureza para perto
Foto: Pexels

Concentração 

Iniciantes geralmente começam a praticar por meio das meditações guiadas, ou seja, aquelas cuja orientação e dinâmica ficam sob a responsabilidade de um terceiro que direciona meditador em cada etapa.  

Ao menos no início, sobretudo entre inexperientes, manter-se atento costuma ser o maior desafio, e contar com sons de fundo na meditação pode ajudar a manter o foco no passo a passo dela, aproveitando também para abafar ruídos externos que atrapalham foco e relaxamento. 

Assine o Atma Premium: mais de 1000 meditações 

Relaxamento 

Esse certamente é um dos principais benefícios procurados por quem quer começar sua jornada na meditação, e os sons podem ter participação muito importante nessa experiência. 

Em estudo publicado pelo Scientific Reports há alguns anos, voluntários foram expostos a uma faixa sonora baseada em elementos da natureza, e através desse procedimento os estudiosos concluíram que havia acontecido alterações positivas no cérebro, levando ao relaxamento e redução do estresse. 

Para o comparativo, participantes tiveram alguns sinais monitorados, como respiração e pressão, enquanto ouviam sons naturais e artificiais, como os de uma obra, e realizavam atividades. Ao ouvir sons da natureza, a atenção dos voluntários era direcionada para o externo, relaxando-os. 

Reconexão 

A conexão com a natureza é essencial para o bem-estar, afinal, ela é parte de cada indivíduo, contudo pode ser um desafio enorme encontrar tempo para admirar o canto dos pássaros ou passear pelo parque durante os dias úteis da semana.  

Sejam músicas ou sons de fundo, os áudios podem colaborar para esse momento de reconexão ao trazer a natureza novamente para a realidade de cada um por meio das inúmeras possibilidades sonoras que complementam uma meditação: chuva, rio, vento na floresta e ondas são apenas alguns dos exemplos de sons mais usados por meditadores durante as sessões, sejam elas guiadas ou não. 

Conecte-se à sua essência com os sons de fundo do Atma 

Dinamismo e adaptação

Se você vai começar a praticar, usar a música como ferramenta de meditação é um excelente modo de se adaptar e tornar as sessões um hábito. Assim como a meditação, a música pode ser facilmente incluída na rotina e utilizada para diferentes situações: aliviar o estresse, relaxar, aumentar o foco etc, então por que não aproveitar as duas? 

Por meio da música é possível praticar atenção plena, observando um instrumento específico ou a própria letra, relaxar, refletir sobre o dia ou determinada situação, além de outras alternativas, como escutar uma melodia para se concentrar na respiração, desacelerar pensamentos e dormir.  

Para quem tem dificuldade de se adaptar às sessões de meditação, é interessante estabelecer o hábito de ouvir uma trilha e, ao mesmo tempo, pensar sobre o dia ou sentimento, pois isso também é meditar. Logo, com um horário inserido na rotina, pode ser mais fácil realizar uma meditação mais longa e desta vez guiada.

Não há uma lógica ideal, a experiência varia de acordo com cada pessoa. Tenha sons de fundo, música e meditação como parceiros para o bem-estar.

Atma - Meditação, Mindfulness, Sono e Bem-Estar. 

Clique aqui para começar sua rotina de autocuidado. 

ATMA Seu app de meditação
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade