PUBLICIDADE
AO VIVO
Chico César faz show repleto de hits ao vivo no Terraiá, o São João do Terra

O que é uma crise de ansiedade? Veja dicas para se cuidar

Psicóloga esclarece tema que costuma despertar dúvidas, enumera alguns sintomas e explica sobre prevenção

10 abr 2023 - 16h44
(atualizado em 12/4/2023 às 05h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Saúde mental tem sido um tema recorrentemente debatido, sobretudo nos últimos anos, mas ainda assim o Brasil se encontra em um cenário que demanda atenção: inúmeros casos de Burnout (Síndrome do Esgotamento), entre as nações mais estressadas do planeta, problemas relacionados ao sono - principalmente as mulheres -, e ansiedade são alguns exemplos. 

Brasil é um dos líderes mundiais em casos de ansiedade, diz OMS
Brasil é um dos líderes mundiais em casos de ansiedade, diz OMS
Foto: Antonioguillem / Adobe Stock

Se dados de 2019 da OMS indicavam que quase 19 milhões de brasileiros conviviam com problemas de ansiedade, de lá para cá o cenário pandêmico intensificou a necessidade do cuidado com a saúde da mente. Entretanto, ainda existem dúvidas sobre o que de fato é uma crise de ansiedade e qual a diferença para eventos isolados dela, por exemplo. 

“É o ápice da manifestação dos sintomas de ansiedade, de forma intensa, abrupta e momentânea. É diferente daquela ansiedade que chamamos usualmente de ‘friozinho na barriga’. Ela envolve reações físicas e pensamentos intensos, repletos de angústia e medo, que fazem com que a pessoa se sinta fora do seu controle”, diz Gabriele de França (CRP 06/161972).

Cada indivíduo tem um comportamento diferente, por isso é sempre importante ficar de olho no todo, analisando comportamentos de forma geral. 

“Quando falamos no aspecto psicológico, cada pessoa tem seus gatilhos diferentes para que uma crise de ansiedade se manifeste. Mas, ainda que os pensamentos que acompanham o quadro de sintomas físicos sejam os mais variados, geralmente incluem o medo de perder o controle, de enlouquecer, de morrer e outros associados”, complementa a psicóloga.  

Sintomas da crise de ansiedade 

“No aspecto fisiológico, dentre os mais comuns, temos: palpitação com pulsação forte; tremores; falta de ar; sudorese, formigamentos; sensação de “nó na garganta”; desconforto ou dor no peito; calafrios”. 

“No aspecto psicológico, temos: pensamentos negativos; medo de perder o controle; medo de enlouquecer; medo de morrer; sensação de sufocamento; e despersonalização (sentir-se desconectado/fora de si)”. 

Segundo a especialista, as crises de ansiedade frequentemente se conectam a outros males psíquicos, como depressão, síndrome do pânico ou transtorno de ansiedade generalizada (TAG). 

Prevenindo eventos 

Encontrar formas de se cuidar mais é um passo primordial para alcançar melhor qualidade de vida, por isso Gabriele de França compartilha algumas dicas para prevenir crises de ansiedade. Confira abaixo: 

Ter uma rotina, incluindo horário para acordar, realizar as refeições, dormir e outros compromissos ajuda a impedir que os gatilhos da ansiedade dominem os pensamentos. No entanto, é importante praticar o exercício de lembrar que, apesar de um planejamento, algumas situações podem escapar do seu controle. 

Fazer atividade física: ela traz muitos benefícios para o aspecto emocional por conta da produção dos hormônios de prazer e recompensa. Estes são aliados importantes para amenizar ou diminuir as crises de ansiedade com o tempo. 

Se conhecer é um dos principais pontos para prevenir as crises. Entender quais são os gatilhos das suas crises é muito importante para evitar tais situações ou se preparar para enfrentá-las. A psicoterapia é uma grande aliada nesse processo. 

A prática constante do Mindfulness, também ajuda na prevenção de crises, pois nos permite estar no momento presente, desviando o foco da ansiedade que nos faz estar sempre pensando no futuro. 

Atma, mais de 1000 meditações exclusivas.

Acesse coleções para controlar a ansiedade e diminuir o estresse.

Clique aqui para conhecer o app.

ATMA Seu app de meditação
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade