PUBLICIDADE

Como música e meditação podem te ajudar a dormir melhor

Alternativas para a promoção do relaxamento, ajudam a aumentar o foco; veja outros benefícios

7 out 2022 - 05h01
Compartilhar
Exibir comentários

Nos últimos anos, a meditação ganhou contornos diferentes daqueles mais tradicionais, passando a ser considerada por públicos cada vez mais diversos e que não abrem mão da qualidade de vida, um objetivo diário. Mas outro detalhe também chama atenção: as buscas por meditações com foco em dormir melhor se tornaram parte da rotina. 

Meditação pode ser aliada para um bom sono
Meditação pode ser aliada para um bom sono
Foto: amenic181 / Adobe Stock

Para aqueles menos familiarizados, a ideia pode parecer desconectada dos princípios da prática, geralmente vista como uma atividade exclusivamente matinal, o que na verdade é um mito. Então, quais os benefícios de meditar à noite?

Com um dia a dia cheio de informações, também resultado de um mundo digitalizado, é esperado que o cansaço físico se una ao mental, sobretudo após uma jornada desgastante que gera inúmeros estímulos mentais. Entretanto, os pensamentos recorrentes, que teimam em permanecer justamente quando a cabeça já está sobre o travesseiro, prejudicam o estabelecimento do sono e podem transformar o momento do descanso em estresse e ansiedade. Sobre esse panorama é importante ressaltar: o acompanhamento especializado é imprescindível para garantir uma boa saúde. 

Por quanto tempo praticar? 

Meditar passa pela concentração, mas todo o seu contexto traz benefícios aos praticantes, que podem se preparar para dormir ao organizar melhor os pensamentos, observar a própria respiração, focar no momento presente por meio da mindfulness e controlar o estresse. Tudo ligado a um dos alicerces da meditação, o autoconhecimento, e claro, a constância - como todo novo hobby, é preciso se dedicar para que a mente assimile e a rotina se estabeleça.

Uma outra dúvida comum é sobre duração, afinal, você já deve ter ouvido que uma meditação leva muito tempo e, de fato, isso pode acontecer, todavia existem algumas peculiaridades sobre ela: 

  • Não é necessário ser expert para praticar 
  • Não há horários específicos para meditar 
  • É possível praticar quantas vezes quiser 
  • Ela pode ser rápida, durando 2 minutos, por exemplo

O poder do som 

A música é um jeito de meditar, aliás, ouvir a banda favorita é considerado por muitos como uma forma de aplicar mindfulness, pois o cérebro é estimulado a criar foco, ainda assim, há quem prefira músicas especificamente elaboradas para meditação. Elas dão aos praticantes liberdade total, já que podem ser ouvidas a qualquer momento - no transporte, no trabalho, durante exercícios - seja nos picos de estresse ou simplesmente para relaxar e dormir.

App reúne meditação e música 

O Atma, aplicativo de meditação e bem-estar, tem mais de 1000 conteúdos e traz coleções divididas em diferentes temas, ajudando seus usuários a encontrarem de maneira ágil a prática ideal para o dia. Além das meditações livres e guiadas, o app tem ainda uma seção de músicas. Conheça alguns dos títulos: 

  • Calma no trabalho 
  • Relaxamento 
  • Um sono tranquilo 
  • Para começar o dia 
  • Estudar com a mente tranquila 
  • Concentração 
  • Para dormir 

Ter uma boa higiene do sono pode colaborar para aproveitar bem o descanso, assim como desacelerar a mente ansiosa pode ser chave para dormir melhor. Corpo e mente estão conectados.

Para conhecer mais sobre o Atma, clique aqui

O app está disponível para Android e iOS

ATMA Seu app de meditação
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade