As famosas injeções de tratamento de diabetes podem modificar o paladar
Recentemente, um estudo da Universidade de Viena, com 411 pessoas, comprovou que injeções que tratam diabetes e ajudam no emagrecimento podem alterar os hábitos alimentares
Recentemente, um estudo da Universidade de Viena, com 411 pessoas, comprovou que injeções que tratam diabetes e ajudam no emagrecimento podem modificar o paladar. E, consequentemente, alterar os hábitos alimentares. Entenda:
Injeções podem modificar o paladar
No caso da pesquisa, mais da metade dos que foram analisados atestou que o apetite diminuiu, enquanto dois terços deles afirmaram que a saciedade foi atingida mais rapidamente. Já 21% contou que passou a perceber o doce mais intensamente, enquanto 23% vivenciou o mesmo com o salgado.
Em entrevista à 'Folha de São Paulo', a médica especialista em tratamento de obesidade, Fernanda Parra, contou que este efeito não é unânime. Além disso, ela também esclareceu que, desta forma, as pessoas não perdem peso por causa do metabolismo, mas sim pela mudança de costumes, "considerando que o paciente sente que naturalmente tem menos compulsão ou menos vontade de determinados alimentos".
Ou seja, na opinião dela, "esses efeitos têm grande relevância, já que a modulação do desejo promove uma melhor seleção alimentar, uma ingestão quantitativamente menor e uma melhora no controle inibitório do paciente". Apesar de toda essa descoberta, os autores da análise ressaltaram que pesquisas mais longas são necessárias, já que desta vez, realizaram um questionário online.
Alimentos e hábitos que ajudam a controlar o desejo por doces
O desejo por doces é uma batalha comum para muitas pessoas, impulsionado por fatores que vão desde o estresse emocional até desequilíbrios nutricionais. Embora o café possa ser um aliado, é fundamental explorar uma gama mais ampla de alimentos e hábitos que podem ser eficazes no controle dessa vontade. Vencer a compulsão por açúcar não se trata apenas de força de vontade, mas de estratégias inteligentes que promovam um paladar mais equilibrado e um bem-estar geral.
Um dos pilares para reduzir o desejo por doces é a ingestão adequada de proteínas e fibras. Alimentos ricos nesses nutrientes promovem maior saciedade e ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo os picos e quedas que frequentemente desencadeiam o desejo por doces. Inclua fontes de proteína magra como ovos, frango, peixe, leguminosas e iogurte grego em suas refeições. Vegetais, frutas e grãos integrais são excelentes fontes de fibra. Um café da manhã reforçado com proteína, por exemplo, pode diminuir a vontade de doce ao longo do dia. e leia a matéria completa.