Algumas bebidas podem causar mais ressaca? Nutricionista esclarece
De acordo com especialista, determinados componentes presentes nos drinks costumam não somente intensificar como prolongar o mal-estar; entenda
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas costuma provocar ressaca no dia seguinte. Em algumas pessoas, os sintomas, como dor de cabeça e enjoo, são mais intensos, enquanto outras podem apresentar apenas sensação de fraqueza. Especialistas apontam, no entanto, que determinados drinks, independentemente do organismo de cada indivíduo, tendem a agravar o mal-estar.
Cores e ressaca
De acordo com o nutricionista Diego Sívori, em entrevista ao 'La Nación', as bebidas com maior probabilidade de causar ressacas fortes são as coloridas. Isso porque os componentes responsáveis pela coloração, normalmente de origem artificial, assim como o álcool, aumentam a presença de toxinas no corpo. Por este motivo, líquidos mais escuros, como conhaque e uísque, também reduzem o bem-estar.
Profissionais esclarecem que, em decorrência das substâncias chamadas congêneres, provenientes do processo de fermentação, esses drinks apresentam maior risco de desencadear incômodos duradouros no dia seguinte à ingestão, quando comparados a bebidas como gim e vodca. No entanto, em relação ao vinho e à cerveja, ambos tendem a intensificar a ressaca, pois possuem maior teor alcoólico.
Dicas para evitar e curar o mal-estar
Vale ressaltar, contudo, a ingestão excessiva tanto de bebidas coloridas como das opções tradicionais podem provocar uma desidratação severa, que ainda leva a perda de eletrólitos, proteínas e aminoácidos. De acordo com nutricionista, a fim de evitar o quadro, é importante intercalar o consumo de álcool com líquidos naturais e alimentos. Além disso, antes mesmo de beber, deve-se ingerir fontes de gordura e de proteína, como ovo, carnes e queijos.
E, se a ressaca já chegou, a reidratação é um dos principais fatores para curá-la. Médicos também recomendam apostar em ingredientes com capacidade de estimular a eliminação das toxinas e de reduzir os sintomas. Um exemplo é o limão e o gengibre, que somente o suco ou a infusão diminuem o tempo do álcool no corpo e tratam náuseas. Outra sugestão é a água de coca. Rica em eletrólitos e magnésio, a bebida auxilia na reposição e no controle da dor de cabeça. Por fim, o sal, seja mineral, grosso, rosa ou marinho, atua contra a sensação de fraqueza.