Adeus prancha: este é o exercício de Pilates ideal para tonificar o abdômen depois dos 50
Não requer nenhum equipamento e pode ajudar a aliviar dores nas costas e melhorar a postura corporal.
Se você já tentou incluir a prancha na sua rotina de exercícios, mas sentiu que ela exige demais dos ombros, dos punhos ou até da paciência, saiba que você não está sozinho — especialmente depois dos 50 anos, quando o corpo pode pedir movimentos mais gentis, porém ainda eficazes. Embora as pranchas sejam ótimas para fortalecer o core, nem todo mundo se adapta bem a elas.
Já o Pilates tem uma alternativa perfeita para quem busca tonificar o abdômen de forma segura e eficiente nessa fase da vida. Descubra qual é esse exercício ideal para fortalecer o centro do corpo sem sobrecarregar articulações — e por que ele pode ser ainda mais vantajoso que a prancha.
Leia mais: Em forma aos 50 anos ou mais: quatro exercícios que farão você se sentir com 20 anos
Se não quer fazer prancha, aposte na posição Dead Bug
Se fazer prancha não é a sua praia — ou se seus ombros e lombar andam pedindo uma abordagem mais gentil — vale a pena conhecer a posição "Dead Bug". Apesar do nome curioso ("besouro morto", em tradução livre), esse exercício de Pilates é um verdadeiro aliado do abdômen, especialmente para quem passou dos 50 e quer fortalecer o core com segurança e eficiência.
...
Veja também
5 exercícios de CrossFit para fazer em casa
Como tomar vinagre de maçã para perder barriga? Aprenda a como incluir no dia a dia
Adeus, barriga estufada! Conheça 4 exercícios para fechar a diástase
Hipopressivo deixa a barriga mais magra, fortalece o abdômen e afina a cintura. Saiba como fazer!