Acordar com o barulho do despertador pode ser o motivo do seu estresse todos os dias. Especialista explica
Luz natural e alarmes vibratórios são algumas das alternativas para despertar respeitando o ciclo do sono
Quem nunca passou pela experiência de acordar com o toque do despertador, sentir que a manhã começou mal, e sofrer com o estresse pelo resto do dia? Já reparou que quando você acorda naturalmente, sem um barulho abrupto programado, isso dificilmente acontece?
Algumas pessoas, inclusive, chegam a dizer, é claro, com um tom de humor, que sentem o coração acelerado só de escutar o toque padrão do celular, independente do horário do dia e das circunstâncias do momento.
O mais curioso em tudo isso é que tanto o estresse, quanto a ansiedade gerados pelo som do despertador acontecem de fato, são comuns e têm uma explicação bem plausível por trás. Ao MinhaVida, Wanderson Neves de Araujo, psicólogo clínico do grupo Mantevida, esclarece tudo. Confira a seguir!
Leia também: Confira nove problemas que a falta de sono provoca à saúde
Por que acordar com o despertador aumenta o estresse?
O especialista explica que o som abrupto do despertador pode causar estresse porque ele desperta o corpo de maneira brusca, interrompendo o ciclo natural do sono — essencial para o descanso e para a sensação de relaxamento. Essa interrupção, segundo ele, pode aumentar, de forma significativa, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no corpo.
...
Veja também
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
Morder os lábios e cutucar o canto da unha tem um significado SÉRIO de acordo com a psicologia
Crise da meia-idade existe e pico ocorre entre 40 e 50 anos
Tristeza, descontrole e falta de motivação: o que parece depressão, pode ser só falta de sono