Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Açaí antes ou depois do treino? Especialista esclarece dúvidas

Médico recomenda consumo do açaí em forma natural, sem adição de xaropes, para aproveitar alto teor de antioxidantes e benefícios à saúde

18 ago 2025 - 11h18
Compartilhar
Exibir comentários

O açaí, fruto típico da região amazônica, conquistou o paladar dos brasileiros ao longo dos anos, marcando presença em diferentes refeições do dia. Entre seus principais benefícios estão o fornecimento de energia, a redução do colesterol, o fortalecimento da imunidade e a oferta de cálcio. Mas surge a dúvida: ele é bom para consumir antes ou depois do treino?

Veja como consumir o açaí e se ele deve vir antes ou depois do treino
Veja como consumir o açaí e se ele deve vir antes ou depois do treino
Foto: Shutterstock / Sport Life

Açaí: antes ou depois do treino?

Quem esclarece é o Dr. Pedro Andrade, médico pioneiro em medicina de precisão no Brasil e entusiasta da medicina funcional. Ele é pós-graduado em nutrologia, endocrinologia e envelhecimento saudável, além de ter cursos de extensão em nutrigenética e medicina de precisão pela Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill, nos Estados Unidos.

Segundo o especialista, o açaí pode aparecer tanto no pré-treino, como fonte de energia para melhorar o desempenho, quanto no pós-treino, ajudando na recuperação muscular e na reposição de glicogênio.

Para quem pratica atividades físicas todos os dias, o consumo vai depender dos objetivos individuais. "Se a meta for emagrecimento, talvez não seja interessante consumir todos os dias. Já para quem busca hipertrofia ou melhorar a performance, o uso diário pode ser interessante", explica Andrade.

A popularidade do açaí fica clara pelos números. Um levantamento da Embrapa, divulgado no primeiro semestre de 2021, apontou que o consumo da fruta aumentou 15% no país, com destaque para Belém (PA), onde se estima o consumo anual de cerca de 300 mil toneladas.

Açaí é uma "bomba" calórica?

Deixando de ser exclusividade do Norte, o açaí já está no cardápio de todo o Brasil, com diversas combinações: servido puro, com acompanhamentos, em barcas elaboradas e até misturado a suplementos esportivos. E são esses acompanhamentos que o deixam calórico.

"O açaí puro não é tão calórico. O que aumenta as calorias são os xaropes de guaraná e glicose, usados para adoçar. A maioria das versões vendidas em lanchonetes e quiosques contém esses xaropes. Assim, o produto acaba se tornando calórico e podendo contribuir para o ganho de gordura", afirma o médico.

Quantidade ideal e teor de gordura

A porção ideal varia de pessoa para pessoa e depende dos objetivos. Para aproveitar seus benefícios, o médico recomenda de 50 a 100 gramas de açaí puro e sem açúcar. O principal nutriente da fruta é o carboidrato, mas ela também contém uma quantidade relevante de gordura - que, segundo o especialista, não é prejudicial à saúde.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade