Acabamos de encontrar os banheiros de uma mansão em Pompeia; uma amostra do luxo e do lado mais sombrio dos romanos
Uma das descobertas mais recentes em Pompeia foi um enorme complexo de banhos que teria pertencido a uma das figuras mais importantes da cidade.
Pompeia é um dos grandes tesouros arqueológicos do mundo. Há 2.000 anos, a onda piroclástica do Vesúvio devastou e soterrou as cidades de Pompeia e Herculano e, embora as escavações arqueológicas tenham começado em 1739, ainda estamos desvendando os segredos daquela civilização.
Estima-se que um terço da cidade ainda esteja sob a terra, mas, nos últimos anos, descobrimos detalhes fascinantes — como o genoma de um habitante de Pompeia ou rolos de papiro carbonizados com informações tão valiosas quanto a possível localização do túmulo de Platão.
No ano passado, foi dado um passo importante para compreendermos melhor como era a sociedade da época.
Primeiro, foi descoberta uma "sala" com cerca de 15 metros de comprimento por seis de largura, que teria sido usada como sala de banquetes. A pintura preta das paredes ajudaria a disfarçar o fuligem das lamparinas a óleo, e um detalhe surpreendente é que os afrescos ainda estavam perfeitamente preservados. O segundo grande achado foi a chamada Veja mais
Matérias relacionadas
Elon Musk comprou um laptop e foi obrigado a criar uma conta na Microsoft; mas sem ter sido avisado
Enxaguar a boca: a razão pela qual existem cafés que servem café com um copo de água à parte