A maldição de ser capaz de se lembrar de cada momento da sua vida: essa é a hipertimesia sofrida por 60 pessoas no mundo
Já pensou se lembrar de tudo o que viveu, até do que queria esquecer? Para quem tem hipertimesia, isso é realidade todos os dias.
Para muitos, ter boa memória é uma dádiva. Mas, para Rebecca Sharrock, é uma maldição. A jovem australiana consegue se lembrar de praticamente todos os momentos da sua vida. "Lembro-me de estar enrolada em um cobertor de algodão rosa quando tinha apenas uma semana de vida", disse em uma entrevista à BBC.
Ela sofre de hipertimesia — condição que afeta apenas cerca de 60 pessoas no mundo — e, ao longo dos seus 27 anos, há apenas um dia de que não se recorda: o do próprio nascimento.
Leia também: O envelhecimento não é progressivo e ocorre em três idades diferentes. A primeira chega mais cedo do que pensávamos
O que é hipertimesia?
Também conhecida como Memória Autobiográfica Altamente Superior (ou HSAM, na sigla em inglês), trata-se de um distúrbio neurológico extremamente raro, identificado apenas nos anos 2000. Ele envolve a capacidade incomum de lembrar eventos passados com riqueza de detalhes.
Enquanto a maioria das pessoas começa a formar memórias a partir dos 4 anos de idade, indivíduos com hipertimesia conseguem se lembrar de acontecimentos ocorridos poucos dias após o nascimento.
...
Veja também
A ciência descobriu que os exercícios físicos beneficiam o órgão mais inesperado do corpo: o cérebro
Tony Ramos teve um AVC? Entenda o que aconteceu com ator, que está internado