A Geração Z está tornando a "mudança de realidade" uma técnica de escape que pode afetar sua saúde mental
A desassociação da realidade pode levar ao agravamento de condições como depressão e ansiedade
O fenômeno "reality shifting" (RS) começou na pandemia, depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a COVID-19 uma emergência de saúde pública internacional. Foi então que essa atividade mental, conhecida como mudança de realidade, tornou-se mais procurada (e praticada).
O conteúdo de mudança de realidade cresceu como um incêndio em plataformas on-line como Reddit, TikTok, YouTube e Wattpad.
O que é o "reality shifting" ou mudança de realidade?
O RS é descrito como "a experiência de ser capaz de transcender seus limites físicos e visitar universos alternativos, em sua maioria fictícios", usando técnicas de meditação para facilitar essa viagem "quântica" e para escapar de alguma forma dos problemas reais.
Algo parecido com a filosofia 'delulu' sobre a qual falamos aqui, mas de uma forma muito mais imersiva, por assim dizer, porque eles afirmam que ocorre uma mudança de consciência. Uma das opções mais populares é se mudar para Hogwarts, dentro do Universo Harry Potter, para ser parceiro de Draco Malfoy, por exemplo, em uma realidade desejada.
A youtuber Kristin Dattoo, por exemplo, explicou ao The Washington Post que ela é capaz de fazer isso porque "qualquer realidade que você possa imaginar existe em algum lugar do universo, portanto, ao mudar a realidade, estamos apenas mudando nossa consciência para podermos viver nessas realidades".
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas