A força de vontade falhou na adoção de hábitos, mas o cérebro tem um truque melhor: automação pessoal
Confiar a adoção de um novo hábito à força de vontade tem grandes chances de fracassar. Uma alternativa é automatizar sua adoção na sua rotina diária, de forma que você nem precise pensar que deve fazê-lo
Apostar tudo na força de vontade quando se deseja adquirir um novo hábito costuma não funcionar. Isso até São Mateus sabia: "o espírito está disposto, mas a carne é fraca".
James Clear, autor do best-seller Hábitos Atômicos, já alerta que deixar a aquisição de hábitos à força de vontade é uma decisão que te aproxima um pouco mais do fracasso. Nosso cérebro não foi projetado para lutar constantemente contra o que lhe é confortável e conhecido.
Clear defende a criação de sistemas que conduzam à execução dos novos hábitos que se deseja adquirir, para alcançar os objetivos sem depender da disciplina e da constância. No entanto, existe um método que pode simplificar tudo isso: a automação pessoal.
Hábito, que hábito?
Uma das melhores estratégias para adquirir um novo hábito sem depender da força de vontade é, simplesmente, não precisar pensar que esse novo hábito existe. Ou seja, automatizar o hábito da mesma forma que você não pensa quando escova os dentes ou o que vai comer no café da manhã todos os dias.
Um exemplo de automação pessoal pode ser o que Steve Jobs ou Mark Zuckerberg usavam, no qual adaptaram seu guarda-roupa para reduzir o número de decisões que tomavam ao longo do dia, diminuindo assim sua carga mental.
Nem Jobs nem Zuckerberg se colocavam diante do armário todos os dias pensando no que iriam vestir. Eles simplesmente abriam o armário e pegavam uma roupa que já estava selecionada anteriormente, sem debate mental.
De fato, o cérebro tem uma tendência ...
Matérias relacionadas
De graça online: o live-action não autorizado baseado no anime mais famoso de todos os tempos
Xiaomi Watch S4 se destaca pela tela, mas também por ser voltado a quem gosta de correr
Este varal de teto dispensa obras e é perfeito para apartamentos pequenos