A alcachofra tem um composto químico único e cheio de benefícios à saúde
A cinarina faz com que tudo o que comemos imediatamente após comer alcachofras tenha um sabor doce
Nossa venerada alcachofra não é apenas uma iguaria requintada ao alcance de todos, como também um alimento muito saudável. Diga adeus ao mito de que tudo o que é bom faz mal à saúde.
Considerada para fins práticos como um vegetal, ela é, na verdade, uma flor, ou melhor, uma inflorescência, como o morango, que, além de oferecer todas as virtudes comuns aos alimentos vegetais, possui propriedades que a tornam única em muitos aspectos.
Entre as propriedades da alcachofra (Cynara scolymus), já sabemos que seu baixo teor calórico e seu alto teor de fibras vegetais também são conhecidos. Ela também é rica em potássio, cálcio e fósforo, vitaminas antioxidantes e ácido fólico. Uma porcentagem de seus carboidratos está na forma de inulina, um açúcar vegetal bem tolerado por diabéticos.
Leia também: O que fazer para reduzir a gordura no fígado quando já se está tomando chá de alcachofra?
Um composto valioso
Talvez o aspecto mais interessante resida numa série de compostos mais específicos da alcachofra, ou, mais especificamente, das plantas do gênero Cynara: os compostos fenólicos. No caso específico da alcachofra e dos seus benefícios para a saúde, destaca-se o ácido 1,3-O-dicafeoilquínico, vulgarmente conhecido como cinarina.
...
Veja também
Colesterol alto: sintomas, o que comer e o que fazer
Você talvez não saiba que fruto é esse, mas ele é nutritivo e tem sabor docinho!
Essa é a quantidade de NOZES que você deve comer todo dia para evitar doenças e viver mais
Isso é o que acontece com seu corpo se você comer ovos todos os dias