7 motivos para você ser gentil todos os dias (e viver mais)
A gentileza é um gesto positivo que consegue aumentar a autoestima, a satisfação pessoal e ainda gerar um efeito replicador entre as pessoas
Ansiedade e depressão são doenças mentais cada vez mais comuns. Estamos mais ansiosos, estressados e, por consequência, descontando a frustração em outras pessoas. Mas, e se houvesse um jeito simples de melhorar o humor instantaneamente e ter efeitos a longo prazo?
Pequenos gestos de gentileza podem fazer mais diferença na sua vida do que você imagina. Estudos comprovam que ser gentil no cotidiano impacta positivamente não apenas o bem-estar emocional e a autoestima, mas também nossa saúde física e a longevidade.
Faz bem ser gentil
Segundo a coach especialista em desenvolvimento humano, Vivian Wolff, "a gentileza é definida como a qualidade de ser amigável, generoso e atencioso". Portanto, ser gentil é quando não pensamos apenas em nós mesmo e em nossos problemas, e focamos a atenção no outro, a fim de promover o bem.
A especialista ainda vai além e reforça que a gentileza tem o poder de promover a felicidade em via dupla. "Se olharmos o que ela representa mais a fundo, é possível dizer que a gentileza é um desses paradoxos da felicidade, no qual ao tornar outras pessoas felizes, nos tornamos mais felizes." afirma Wolff.
Além dessa felicidade "instantânea", ser gentil no dia a dia também pode promover outros benefícios que geram bem-estar e ainda reforçam a cultura de bondade entre as pessoas. Confira cada um deles a seguir:
1. Melhora os relacionamentos
...
Veja também
Nem yoga, nem bicicleta: esses são os melhores exercícios para iniciantes, segundo Harvard