61% dos profissionais querem mudar de emprego em 2026
Remuneração, crescimento e qualidade de vida motivam a busca por novas oportunidades
A vontade de mudar de emprego em 2026
O ano de 2026 começa com os brasileiros de olho no mercado de trabalho. Uma pesquisa da Robert Half aponta que 61% dos profissionais planejam buscar um novo emprego, um aumento de sete pontos percentuais em relação ao ano anterior. Os principais motivadores são remuneração, crescimento na carreira e qualidade de vida.
A sondagem mostra que a maior parte deseja permanecer na mesma área de atuação: 72% querem trocar de empresa sem mudar de carreira, enquanto 28% consideram migrar para outra profissão.
Por que tantos querem mudar?
Entre quem permanece na mesma área, os motivos mais citados são: oportunidades de crescimento (45%), aumento salarial (42%), novos desafios (31%), trabalho remoto ou híbrido (31%) e benefícios mais atrativos (29%).
Já os profissionais que planejam mudar de carreira priorizam aspectos financeiros (63%), seguidos por qualidade de vida (39%), realização pessoal (29%), aprendizado de novas habilidades (27%) e flexibilidade (24%).
O que faz o profissional ficar
Apesar da intenção de mudança, alguns fatores ainda mantêm talentos nas empresas. Salário e benefícios (52%), modelos de trabalho flexíveis (46%), equilíbrio entre vida pessoal e profissional (33%), cultura e ambiente organizacional (31%) e oportunidades de desenvolvimento (25%) são os principais.
Hoje, bem-estar e flexibilidade são tão decisivos quanto a remuneração na hora de reter profissionais.
Planejamento é a chave
Num mercado aquecido, o planejamento profissional faz toda a diferença. Saber onde estão as demandas do mercado e investir em competências estratégicas aumenta as chances de tomar decisões bem-sucedidas e se posicionar de forma competitiva em 2026.
O Guia Salarial da Robert Half funciona como um mapa para profissionais, oferecendo informações sobre cargos, salários e habilidades em alta para orientar quem deseja se movimentar no mercado.