5 cuidados para evitar uma perseguição no estilo 'Baby Rena'
Ser vítima de um stalker não é coisa só da ficção, pois acontece na vida real. Veja como se proteger
A série da Netflix “Baby Rena” chama atenção para o problema real do stalking e ensina como se proteger do mal-intencionado.
A série da Netflix "Baby Rena" ("The Girl in the Window") tem cativado o público com sua trama envolvente sobre perseguição e obsessão. Mas, além do entretenimento, a série também serve como um lembrete de que o stalking é um problema real e perigoso que pode acontecer com qualquer pessoa.
O que é stalking?
Stalking é o ato de perseguir ou assediar outra pessoa de forma repetitiva e indesejada, causando medo, angústia ou sofrimento emocional. O stalker pode monitorar a vítima nas redes sociais, enviar mensagens ou presentes indesejados, fazer aparições inesperadas em locais frequentados por ela, ou até mesmo ameaçar a vítima ou seus familiares.
Como se proteger de um stalker
Embora seja impossível eliminar completamente o risco de ser vítima de stalking, existem diversas medidas que você pode tomar para se proteger:
• Esteja atento aos sinais: Preste atenção se alguém está demonstrando um comportamento obsessivo em relação a você, como te seguir, te ligar ou te enviar mensagens com frequência excessiva, mesmo após você ter pedido para que ele parasse.
• Confie em seus instintos: Se você se sentir desconfortável ou ameaçada por alguém, mesmo que seja alguém que você conhece, confie em seus instintos e tome medidas para se proteger.
• Documente tudo: Guarde todas as mensagens, e-mails, fotos ou outros materiais que o stalker te enviar. Isso pode ser útil como prova caso você precise denunciá-lo à polícia.
• Limite suas interações: Se possível, evite qualquer contato com o stalker. Isso inclui recusar presentes, mensagens e convites para sair.
• Proteja suas informações pessoais: Mantenha suas informações pessoais privadas, como seu endereço, número de telefone e perfis em redes sociais.
• Altere suas rotinas: Varie seus horários e rotas para casa, trabalho e outros lugares que você frequenta.
• Procure ajuda: Se você estiver sendo vítima de stalking, procure ajuda de um profissional de confiança, como um psicólogo, um advogado ou a polícia.
Você não está sozinho. O stalking é um crime e você tem direito à proteção. Não hesite em buscar ajuda se estiver se sentindo ameaçado ou inseguro.
Ao tomar as medidas de precaução adequadas e estar ciente dos sinais de alerta, você pode reduzir significativamente o risco de se tornar vítima de um stalker.
Assista ao vídeo com Helder Ferrão, gerente de marketing para as indústrias da Akamai na América Latina.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.