PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Vídeo de animais vivos congelados debaixo d'água é real; entenda

Répteis entram em um estado semelhante à hibernação, chamado brumação, para sobreviverem ao frio extremo

26 jan 2024 - 15h22
(atualizado em 29/1/2024 às 11h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Jacarés sobrevivem ao frio extremo se congelando debaixo d’água
Jacarés sobrevivem ao frio extremo se congelando debaixo d’água
Foto: Reprodução /Facebook / US Forest Service

Estava tão frio em Beaumont, no Texas, na semana passada, que jacarés foram encontrados congelados debaixo d’água, enquanto ainda respiravam. Vídeos das cenas dos animais viralizaram nas redes sociais.

Um vídeo viral do Tiktok, inclusive, conseguiu capturar um dos jacarés submerso na água congelada, apenas com o focinho para fora, que havia quebrado o gelo.

“O crocodilo americano sabia que iria congelar ontem à noite. Então o que ele fez foi enfiar o nariz para fora da água e deixar o gelo congelar em volta do nariz”, disse o autor do post do vídeo na rede social.

@eddiehanhart123 The amarican alliagtor is absolutely magnificent!! @Gator Country TX #americanalligator #gatorcountrybmt ♬ original sound - eddie h

Apesar das cenas terem assustado os moradores, este comportamento é normal para os jacarés. Para sobreviver aos invernos gelados, os animais entram em um estado semelhante à hibernação, chamado brumação.

Como os répteis dependem de fontes externas de calor para regularem sua temperatura, a brumação permite que eles sobrevivam em ambientes frios.

Segundo o Aquário da Carolina do Sul, durante a brumação, eles entram em um estado metabólico baixo, onde realizam atividades mínimas, mas ainda assim acordam e bebem. Os répteis flutuam até a superfície do corpo d'água onde habitam e permitem que a água congele ao seu redor.

@gatorcountrytx #alligatorsoftiktok #gatorcountrybmt #hibernation #fyp #garysaurage ♬ God's Country - State of Mine & Drew Jacobs

Em algumas filmagens, os animais aparecem os os focinhos submersos, mas isso não é motivo de desespero, já que eles podem segurar a respiração por até 24 horas durante a brumação.

No Texas, as autoridades da vida selvagem disseram que os jacarés normalmente fazem as brumações entre meados de outubro e início de março. Os animais geralmente “brumatam” em tocas, mas às vezes acabam na água.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade