Veja as 10 árvores mais curiosas e diferentes do mundo
Desde espécies inusitadas a acontecimentos raros, as árvores chamam atenção de toda uma região.
Desde a educação básica replicamos a famosa imagem de uma árvore com tronco marrom e uma copa verde e larga. Apesar de muito mais comum, essa não é a única forma que as árvores podem ser encontradas na natureza.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
1. Baobá
Com um dos formatos mais únicos e característicos, o Baobá em um tipo de árvore típico da região de Madagascar e símbolo da nação de Senegal. No entanto, ele também pode ser encontrado em regiões do Brasil como no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
2. Castanha de Macaco
A árvore conhecida como Castanha de Macaco ou macacarecuia é peculiar pela produção de frutos e flores no seu tronco, além do formato diferente. Ela pode ser encontrada na região Norte e Centro-Oeste.
3. Árvore da vida
A Shajarat-al-Hayat, conhecida como árvore da vida, sobrevive no meio do deserto do Bahrein há, pelo menos, 500 anos. Essa acácia de quase 10 metros é vista como um exemplo de longevidade em meio à secura. Histórias da região contam que ela pertencia ao bíblico Jardim do Éden.
4. Bialbero di Casorzo
O Bialbero di Casorzo (Árvore dupla de Casorzo) fica em Piemonte, na Itália, e é um ponto turístico da cidade devido à diferente formação dela. Nas mesmas raízes vivem uma amoreira (que fica na parte de baixo) e uma cerejeira (que vive na parte de cima).
5. Cajueiro de Pirangi
O cajueiro de Pirangi é uma árvore gigante localizada na praia de Pirangi do Norte, no Rio Grande do Norte. A árvore cobre uma área de aproximadamente 8 500 m² e, em época de colheita, produz até 80 mil cajus.
6. Árvores sabinas de El Hierro
Essa árvore tem uma aparência diferente já que parece parte de uma obra de Salvador Dalí. Localizada na ilha de El Hierro, nas Ilhas Canárias Espanholas, ela é símbolo da região.
7. Cerejeira tibetana
A Prunus serrula, também conhecida como cerejeira tibetana, é uma árvore típica da China e que cresce em áreas com altitude de 2.600 a 3.900 metros. Ela se desenvolve principalmente em bordas de florestas, florestas de vales, encostas e pastagens de encostas.
8. Sangue-de-dragão
Essa é uma dragoeira típica da ilha de Socotra, no Iêmen. Ela tem um formato bastante diferente e com a copa bastante arqueada e presente apenas na ponta dos galhos. Da sua seiva escorre um líquido densamente vermelho que dá nome à árvore e é utilizado no comércio da região.
9. Floresta torta
Não apenas uma, mas todas as árvores dessa floresta na Polônia tem uma peculiaridade no tronco. Elas crescem e arqueam formando um C, bem próximo ao solo. A região se tornou atração turística e leva milhares de pessoas a Gryfino, no noroeste do país.
10. Eucalipto Arco-íris
Inicialmente essas árvores têm uma casca fina e marrom, porém, quando ela se desprende revela uma casca em tom verde clara. Quando essa mais clara se desprende, dá luz a uma verde escura, que esconde uma azulada, púrpura, laranja e por fim vermelha, sucessivamente.