Um golfinho que estava sozinho na Dinamarca há anos foi escutado: a "conversa" gravada é surpreendente
Sem dúvida, a natureza sempre reserva surpresas. Por exemplo, há casos como o de jacarés que vivem em uma usina nuclear — ou como o que vamos abordar agora: o de um golfinho que vagava de forma incomum pelas costas da Dinamarca.
Para entender o motivo de seu comportamento, os pesquisadores decidiram equipá-lo com um microfone, a fim de esclarecer algumas dúvidas.
"Delle" é o nome do golfinho em questão
Ele foi encontrado no canal Svendborgsund, na costa da Dinamarca, um ambiente pouco comum para a espécie. Com 17 anos, costumava nadar sozinho — algo raro para um animal altamente social que, normalmente, vive em bandos.
Durante três meses, entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, um grupo de pesquisadores da Universidade do Sul da Dinamarca se dedicou a estudar esse golfinho solitário em seu habitat natural.
Para isso, eles instalaram um microfone no animal e registraram 10.833 sons emitidos por ele. Desses, 2.239 eram assobios, 5.487 foram tons de baixa frequência, 767 corresponderam a sons de percussão e 2.288 consistiram em pulsos rápidos — estes últimos, geralmente associados a comportamentos agressivos entre golfinhos quando estão em grupo.
No caso de Delle, os pesquisadores sugeriram que esses sons poderiam ter um significado mais profundo.
A análise indicou que talvez fossem uma forma de diálogo interno, refletindo a necessidade de interação social do animal após anos de isolamento nas águas.
Segundo a equipe, acredita-se que os sons possam ser sinais ...
Matérias relacionadas
O enorme tamanho da Starship, em imagens que dão uma ideia da sua escala
Em 1831 o céu escureceu e o Sol ficou azul; por anos, nos perguntamos qual vulcão era responsável