Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Temporal derruba árvores, deixa 900 mil sem luz e provoca enchentes em SP; rajadas passam dos 90 km/h

Bombeiros já registraram oito chamados para desabamentos em todo o estado

22 set 2025 - 14h27
(atualizado às 19h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Temporal em São Paulo causa quedas de árvores, enchentes e desabamentos, com ventos de até 98,2 km/h; Defesa Civil emite alerta para o estado.
Temporal derruba árvores e provoca enchentes em São Paulo :

O temporal que atinge o estado de São Paulo no início da tarde desta segunda-feira, 22, já provocou estragos e mobilizou autoridades em diversas regiões. Quase um milhão de pessoas chegaram a ficar sem energia elétrica. Houve queda de árvores, alagamentos e destelhamentos.

A Defesa Civil emitiu alerta para temporais com rajadas de vento de até 90 km/h, válido para a capital paulista, Região Metropolitana, litoral e interior. Em alguns pontos, a ventania superou o previsto. O fenômeno veio acompanhado de descargas elétricas e queda de granizo.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo já recebeu, até as 14h desta segunda, 284 chamados para quedas de árvore em todo o estado. Somente a capital concentra 131 desses chamados. Além disso, há oito acionamentos para desabamentos e 13 para enchentes.

Temporal derruba árvore dentro de prédio no bairro Bela Vista, em São Paulo;
Temporal derruba árvore dentro de prédio no bairro Bela Vista, em São Paulo;
Foto: Bruno Almeida/Terra

Nas últimas horas, a Defesa Civil registrou chuvas fortes espalhando-se por diferentes pontos do estado, como Rio Claro, Cordeirópolis, Guarulhos, Mairiporã, Socorro, Piracaia, Bragança Paulista, além da capital. Também foram relatadas instabilidades em municípios do litoral, como Caraguatatuba e São Sebastião.

Em todos os casos, a recomendação é que a população redobre a atenção diante do risco de ventos intensos, raios e tempestades severas.

Segundo dados oficiais de estações do Estado de São Paulo, divulgados pela Defesa Civil, os ventos chegaram a 98,2 km/h no Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte da capital. Piracicaba (95 km/h) e Avaré (90 km/h) também registraram rajadas acima dos 90 km/h.

Telhas da estação Brás se soltaram durante temporal; passageiro teve ferimentos leves e parte do acesso principal da estação está restrito
Telhas da estação Brás se soltaram durante temporal; passageiro teve ferimentos leves e parte do acesso principal da estação está restrito
Foto: Reprodução

Por volta das 14h, os fortes ventos fizeram as telhas da estação Brás se soltarem. Um passageiro teve ferimentos leves e foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Mooca. Parte do acesso principal da estação precisou ser bloqueado. Não houve interferência na circulação de trens.  

Usuários do metrô de São Paulo registraram uma das saídas da estação Santana com parte do piso alagado em uma das saídas. Ao Terra, a assessoria do Metrô de São Paulo disse que todas as linhas do Metrô operam normalmente nesta segunda.

Já circulação dos trens da Linha 8–Diamante está com maiores intervalos entre as estações Osasco e Júlio Prestes, informou a companhia responsável pelo trecho.

A Aena, gestora do Aeroporto de Congonhas, informou que a operação continua normal nesta segunda. "Ainda assim, por conta das condições meteorológicas e por ajuste de malha das companhias aéreas, houve sete chegadas e três partidas canceladas, além de sete voos alternados para outros aeroportos", diz a nota enviada ao Terra.

Fornecimento de energia elétrica

A fornecedora de energia elétrica Enel Distribuição São Paulo informou, em comunicado, que reforçou seu plano de contingência, com equipes em campo para atender às demandas relacionadas ao temporal.

A empresa informou que, por volta das 14h, atingiram a área de concessão provocando danos sobre a rede elétrica. "Desde ontem à noite, com as fortes chuvas e ventos, a companhia vem atuando para reconstruir trechos da rede danificados pela queda de árvores e galhos. As áreas Oeste e Norte da concessão foram as mais impactadas pelas chuvas"

"Entre os bairros da capital mais atingidos estão Jaraguá, Pinheiros, Mooca, Lapa e Vila Sônia. Desde a noite de domingo, em função da previsão meteorológica, a distribuidora reforçou antecipadamente as equipes em campo para restabelecer o serviço aos clientes afetados".

A companhia acrescentou que pela manhã, por volta das 10h50, um desligamento em subestação da empresa de transmissão Isa Energia Brasil afetou o fornecimento de energia para cerca de 900 mil clientes da distribuidora. Até as 11h22, todos os clientes impactados por essa ocorrência tiveram o serviço restabelecido. A empresa Isa Energia Brasil apura as causas do desligamento.

Ventos quebraram vidro de prédio na Barra Funda, em São Paulo
Ventos quebraram vidro de prédio na Barra Funda, em São Paulo
Foto: Imagem cedida ao Terra | Juraci Cipriano/Arquivo pessoal

Frente fria no início da primavera

Segundo o órgão, o cenário resulta da aproximação de uma frente fria, que trouxe instabilidade após um domingo de calor extremo, com temperaturas acima de 35°C em várias regiões do interior. A expectativa é que as tempestades se concentrem ao longo do dia, provocando ainda aumento da agitação marítima e ressaca no litoral, além de altos acumulados de chuva em regiões como Vale do Ribeira, Sorocaba, Campinas e Baixada Santista.

Diante da gravidade da situação, o Gabinete de Crise da Operação SP Sempre Alerta Chuvas foi mobilizado de forma extraordinária nesta segunda. A estrutura reúne concessionárias de energia, Sabesp, ARSESP, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária e outras instituições, para garantir respostas rápidas a ocorrências graves, como interrupções no fornecimento de energia elétrica e bloqueios em rodovias.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade