Botucatu fica em primeiro lugar no ranking ambiental de SP
A cidade de Botucatu, com nota de 97,26, é a primeira do ranking do Município Verde Azul, premiação que visa incentivar os prefeitos paulistas a realizar ações e projetos na área ambiental. Dos 371 participantes da edição de 2012, 134 conseguiram nota superior a 80 e são classificados como exemplo e estão recebendo uma certificação.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, os dez primeiros colocados no ranking são: Sorocaba (nota 97,21), Araraquara (95,51), Fernandópolis (95,13), Santa Fé do Sul (94,19), Taquarituba (94,01), Angatuba (93,85), Cajobi (93,59), Quadra (93,58), São José do Rio Preto (93,57).
O desempenho dos municípios foi avaliado durante este ano em dez áreas de atuação: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
"Esse é um programa de sucesso. São Paulo é um Estado forte porque os municípios são fortes. Vamos liberar recursos para os primeiros municípios colocados no ranking e para os que fizeram maior esforço e tiveram um salto em suas notas. O nosso objetivo é premiar os melhores colocados e estimular os municípios a sempre melhorarem", afirma o governador Geraldo Alckmin.
O governo estadual, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição, vai premiar os municípios com equipamentos para a gestão ambiental.