PUBLICIDADE

Rio Grande do Sul registra -9ºC e onda de frio atinge seu máximo

Onda de frio teve temperatura mais baixa no Oeste e no Sul gaúcho

10 jul 2024 - 11h17
(atualizado às 11h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Gaúchos enfrentam frio de 1ºC em Porto Alegre neste sábado, 6
Gaúchos enfrentam frio de 1ºC em Porto Alegre neste sábado, 6
Foto: Divulgação/Pedro Piegas/PMPA

O Rio Grande do Sul enfrentou um frio extremo nesta terça-feira, 9, com temperaturas caindo abaixo de zero em várias regiões, e trazendo instabilidade ao restante do Brasil. A cidade de Pinheiro Machado, localizada na Serra gaúcha, registrou a menor temperatura do país, com -9,1ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia e MetSul.

Outras 26 cidades do estado, como Bagé (-6ºC), Pedras Altas (-5,5ºC), Santana do Livramento (-5ºC), Alegrete (-2,2ºC) e Pelotas (-1,1ºC), também tiveram temperaturas negativas. Em Porto Alegre, a máxima não ultrapassou 10,5ºC, sendo a menor temperatura máxima do ano.

Veja algumas das temperaturas mínimas observadas nesta terça-feira em várias estações meteorológicas do Rio Grande do Sul:

  • Pinheiro Machado: -9,1°C
  • Bagé: -6,0°C
  • Pedras Altas: -5,5°C
  • Santana do Livramento: -5,0°C
  • Dom Pedrito: -4,2°C
  • Quaraí: -4,0°C
  • Caçapava do Sul: -3,9°C
  • Uruguaiana: -3,9°C

Segundo o MetSul, o frio extremo se concentrou no Oeste, Centro e o Sul gaúcho porque eram as áreas do estado com tempo aberto, perfil seco da atmosfera e vento calmo, o que favoreceu o enorme resfriamento, enquanto na Metade Norte gaúcha havia abundante cobertura de nebulosidade que dificulta queda maior da temperatura.

Já as temperaturas excepcionalmente baixas foram consequência de uma massa de ar extremamente frio que estava entre o Centro da Argentina, o Uruguai e a Metade Sul gaúcha, que causou também frio de intensidade incomum e rara de se ver nos países vizinhos.

Na segunda-feira, 8, uma sondagem feita por balão meteorológico no Aeroparque, o aeroporto central da cidade de Buenos Aires, indicou temperatura às 9h da manhã a 1500 metros de altitude (nível de pressão de 850 hPa) de -8,1ºC ao passo que a mínima em superfície da segunda foi de 1ºC.

Previsão para os próximos dias 

Ainda de acordo com o MetSul, o frio persistirá no Rio Grande do Sul. Na segunda metade da semana, a onda de frio continuará, trazendo umidade e chuva para o Nordeste do estado, incluindo a Serra, Grande Porto Alegre, vales e Litoral Norte. Na sexta e no sábado, um novo reforço de ar polar, embora menos intenso do que inicialmente previsto, deve intensificar o frio novamente, especialmente no Oeste e Sul do estado. Estas regiões podem registrar temperaturas de até -5ºC ou menos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade