PUBLICIDADE

Mina de ferro em Kiruna, cidade que afundou retratada em novo filme, virou atração turística

Geólogo brasileiro visitou o local, que serviu de locação para longa “O Abismo”, da Netflix

7 mar 2024 - 09h18
Compartilhar
Exibir comentários
Mina de ferro em cidade que afundou é atração turística:

A centenária mina de Kiruna, ao norte da Suécia, que provocou o afundamento do centro da cidade há dez anos por conta da exploração de minério de ferro, virou atração turística oficial na Europa e inspirou parcialmente o novo filme “O Abismo” (Netflix). O geólogo brasileiro Vanderlei Farias visitou a mina subterrânea em julho de 2023 e mostra como é a visitação guiada ao local. Assista ao vídeo. 

A exploração da mina teve início em 1899, coincidindo com a construção de uma linha férrea. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), tornou-se uma fonte crucial de minério de ferro para a indústria bélica nazista, sendo escoada através do porto de Narvik (Noruega) que está livre de gelo durante todo o ano. 

A mina tornou-se uma fonte crucial de minério de ferro para indústria bélica nazista na 2ª Guerra Mundial
A mina tornou-se uma fonte crucial de minério de ferro para indústria bélica nazista na 2ª Guerra Mundial
Foto: Vanderlei Farias

Dessa forma, Narvik e a mina de Kiruna foram responsáveis por colocar a Noruega na 2ª Guerra Mundial porque a Alemanha, atrás de insumos de minério de ferro, invadiu a Noruega para ter controle de Narvik e, consequentemente, domínio da mina da Suécia. 

No vídeo publicado em 29 de fevereiro aqui nesta coluna, o geólogo Vanderlei Farias também mostrou que Kiruna havia virado uma cidade fantasma com o afundamento do solo. Todos os imóveis comerciais e residenciais foram abandonados, pois uma nova cidade vem sendo construída nos últimos anos nas proximidades para alocar todos os 18 mil habitantes. 

Planeta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade