PUBLICIDADE

Conheça a cidade que inspirou filme da Netflix e está afundando devido à exploração mineral

Longa recém-lançado “O Abismo” foi filmado em região de desastre ocorrido no norte da Suécia

29 fev 2024 - 09h50
(atualizado às 12h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Conheça a cidade de Kiruna que inspirou filme “O Abismo”:
Um projeto foi criado para mover o centro de Kiruna de lugar até 2025
Um projeto foi criado para mover o centro de Kiruna de lugar até 2025
Foto:

O novo sucesso da Netflix, o filme “Abismo”, que mostra a população de Kiruna, no norte da Suécia, lutando para sobreviver quando a cidade desmorona devido à exploração de minério de ferro é parcialmente inspirado em uma história real. 

Em maio de 2020, um tremor atingiu o local, gerando uma explosão rochosa e desmoronamento do chão de parte da cidade, mas sem vítimas fatais como mostra o filme.

O geólogo brasileiro Vanderlei Farias visitou a região em julho de 2023 e mostra como a região virou uma verdadeira cidade fantasma. Confira no vídeo acima.

A Suécia e a LKAB, mineradora estatal responsável, criaram um projeto para mover o centro de Kiruna a um novo lugar, entre 3 a 5 km de distância, até 2025. A previsão é de que a região afunde completamente até 2050. 

Segundo censo de 2020, Kiruna tinha em torno de 18 mil habitantes. Grande parte de sua fonte de renda era influenciada pelas duas grandes minas de ferro de Luossavaara e Kiirunavaara, localizadas nas montanhas de mesmo nome próximas a cidade.

Planeta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade