PUBLICIDADE

Publicidade com 'caju fake' estrelada por Grazi Massafera viraliza na web

Internautas se dividiram entre brincadeiras e críticas sobre o suposto erro na campanha publicitária

16 out 2023 - 16h47
(atualizado às 17h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Publicidade com 'caju fake' estrelada por Grazi Massafera viraliza nas redes sociais
Publicidade com 'caju fake' estrelada por Grazi Massafera viraliza nas redes sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Afinal, como nasce um caju? A pergunta 'quebrou' as redes sociais após a veiculação de uma publicidade, estrelada pela atriz Grazi Massafera, que mostra o fruto pendurado ao contrário, pela castanha, em uma árvore que não é um cajueiro. 

A peça publicitária, que divulga uma linha de sabonetes e cremes com a fragrância do fruto da L'Occitane au Brésil, foi publicada nas páginas da empresa no dia 3 de outubro. O conteúdo, porém, viralizou na última quinta-feira, 12, quando internautas chamaram atenção para o 'caju fake', gerando uma série de memes nas redes sociais. 

Isso porque, diferente do que mostra o vídeo, o caju, fruto nativo do Brasil, cresce a partir da 'carne', chamada de pedúnculo, que se liga à árvore. O caju, inclusive, é conhecido como 'pseudofruto', pois o fruto verdadeiro é a castanha. 

O material, inclusive, segue publicado nas páginas oficiais da empresa. Nos comentários, internautas se dividiram entre aqueles que acharam graça no suposto erro:"O caju preso pela castanha num pé de uva/amora. E é assim?", questionou um perfil. Entre risos, outra usuária brincou: "'Tá' joia o caju do metaverso". 

Publicidade viraliza com 'caju fake' nas redes sociais
Publicidade viraliza com 'caju fake' nas redes sociais
Foto: Divulgação/L'Occitane au Brésil

Mas também houve quem criticasse a empresa pelo lançamento da campanha, que mostra o fruto de maneira como não é encontrado na natureza. "Como vou acreditar que o produto é fiel a fruta se vocês não sabem nem o que é um cajueiro?", criticou uma internauta. 

A postagem gerou críticas do próprio Instituto Cajueiro Brasil, ONG voltada à produção sustentável do caju:

  • "Como representante de mais de 190 mil famílias que trabalham com cajucultura, o ICB fica no mínimo 'indignado' com a falta de conhecimento sobre as nossas espécies. Esperamos sinceramente, que a empresa possa corrigir o seu erro, através de campanhas compensatórias. O setor já vive diversos problemas, e ter a imagem da sua "identidade" descaracterizada, é muito triste."

O Terra questionou a L'Occitane au Brésil sobre a publicação, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade