PUBLICIDADE

Eclipse Solar: confira as melhores fotos do 'anel de fogo' pelo mundo

14 out 2023 - 17h01
(atualizado em 16/10/2023 às 09h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Neste sábado (14), ocorreu o tão aguardado eclipse solar anular que pôde ser observado no Brasil e em outras regiões do mundo. Na ocasião, a Lua passou entre a Terra e o Sol e causou o impressionante visual do "anel de fogo". Apesar de ter duração de algumas horas, o pico do eclipse solar durou apenas alguns minutos; felizmente, foi tempo suficiente para milhões de pessoas fotografarem a beleza do evento.

O evento astronômico só ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, contudo, no ponto mais distante da órbita elíptica do planeta Terra. Assim, a sombra da Lua cobre quase todo o visual do Sol, deixando apenas as bordinhas que criam o "anel de fogo".

No Brasil, o eclipse solar anular ficou 100% visível em algumas regiões do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco; assim como em outros países em todo o mundo, incluindo Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e Colômbia. Como já era esperado, internautas fotografaram e compartilharam suas fotos nas redes sociais. Confira!

O 'anel de fogo' pelo mundo

Eclipse
Eclipse
Foto: Minha Série

Confira imagens do eclipse anular!

Além de já termos belas imagens do eclipse, o Getty Images divulgou algumas fotos de pessoas acompanhando o evento! Confira na galeria acima algumas imagens do eclipse e de sua repercussão!

Se você não se organizou para assistir ao evento astronômico  do ano ao vivo, fique tranquilo. A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) fez uma transmissão e publicou o vídeo logo após o término do eclipse. Confira!

O evento foi considerado raro no Brasil, pois ele só poderá ser observado no país novamente daqui alguns anos. Em outubro de 2024, ocorrerá outro eclipse solar anular, porém, não poderá ser visto pelos brasileiros. Já em fevereiro de 2026 o eclipse só estará aparente na Antártica. O próximo evento anular visível no Brasil acontecerá apenas em fevereiro de 2027, mas só será observado pelos espectadores no Sul do país.

Próximos eventos astronômicos

O mês de outubro ainda reserva muitos espetáculos celestes, são eles:

  • 20 e 21/10: Máxima atividade da chuva de meteoros Oriônidas;
  • 22/10: Lua em Quarto Crescente;
  • 23/10: Vênus em maior elongação leste (melhor visualização);
  • 24/10: Conjunção entre Lua e Saturno;
  • 28/10: Eclipse lunar parcial.

Gostou do conteúdo? Fique por dentro de mais curiosidades sobre eventos astronômicos aqui no TecMundo. Se desejar, veja como observar um eclipse lunar.

Minha Série
Compartilhar
Publicidade
Publicidade