Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Parque Nacional do Itatiaia registra -2,7°C e entra no ranking das mais baixas temperaturas do Brasil

Estação no Morro da Antena marcou -2,7°C na madrugada de quinta (12); parque foi o 3º local mais frio do país no dia

13 jun 2025 - 15h07
(atualizado às 15h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Parque Nacional do Itatiaia registrou -2,7°C na madrugada de 12 de junho, tornando-se o 3º local mais frio do Brasil no dia, com medição da estação do Morro da Antena.
Pedestres caminham na Rua 15 de Novembro no centro de São Paulo em dia de frio.
Pedestres caminham na Rua 15 de Novembro no centro de São Paulo em dia de frio.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão - 29/05/2025 / Estadão

O Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, registrou -2,7°C na madrugada desta quinta-feira (12), colocando a unidade de conservação no ranking das mais baixas temperaturas do Brasil no dia. O dado foi aferido por uma estação meteorológica no Morro da Antena, a cerca de 2.580 metros de altitude, por volta de 1h47.

Segundo levantamento da WS Consultoria Climatológica, em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura do país nesta quinta foi registrada em General Carneiro (PR), com -3,3°C às 5h. Nova Friburgo (RJ) ficou em segundo lugar, com -2,9°C às 1h12, segundo a estação do Instituto Friburgo Solidário.

Outras medições no Parque Nacional do Itatiaia também indicaram frio intenso ao longo da madrugada. Às 3h, a temperatura caiu para -1,8°C e ainda marcava -0,3°C às 7h59. Os registros ocorreram na parte alta do parque, onde estão o Morro do Couto, o Pico das Agulhas Negras e áreas de divisa com Itamonte (MG).

Embora a estação do Morro da Antena não seja oficial, é utilizada regularmente por meteorologistas e entusiastas do clima devido à sua localização — um dos pontos mais altos com monitoramento contínuo de temperatura no país.

O Parque Nacional do Itatiaia é conhecido por registrar algumas das temperaturas mais baixas do Sudeste brasileiro, especialmente durante o inverno. O frio desta quinta foi favorecido pela atuação de uma massa de ar seco e frio sobre a região.

Além do Rio de Janeiro, outras áreas de serra no Sudeste e no Sul também tiveram mínimas expressivas. O Inmet mantém alerta para temperaturas baixas nos próximos dias, com potencial para geadas em pontos elevados. Visitantes do parque são orientados a se prepararem para as condições de frio extremo, especialmente durante a madrugada e as primeiras horas da manhã.

Desaprendemos a lidar com o calor?:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade