Chuva que atingiu RS causa alagamentos e destrói ponte que já tinha sido construída após enchente
Várias cidades do estado registraram volumes altos de chuva na quinta-feira, 25, e tiveram estragos
Chuvas intensas no Rio Grande do Sul causaram alagamentos, destruição de pontes e danos em várias cidades, como Sobradinho, Candelária, Santa Maria e Caxias do Sul, sem relatos de feridos até o momento.
A chuva que atingiu o Rio Grande do Sul na quinta-feira, 25, provocou vários estragos em municípios do estado. As cidades registraram alagamentos e pontes destruídas. Até o momento, não há relatos de feridos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em Sobradinho, houve a queda de uma passagem localizada entre os bairros Floresta e Baixada. Segundo a Defesa Civil municipal, o acesso era provisório e seria retirado no início de 2026, "porque a ponte principal já havia sido liberada para trânsito em novembro".
A cidade registrou 106 mm de chuva em um período de 6 horas. Nesta sexta-feira, 26, as águas do Arroio Carijinho baixaram e não há outros riscos, informou a Defesa Civil.
Em Candelária, a Ponte do Império também foi danificada e está temporariamente interditada para o tráfego. "O grande volume de água provocou o transbordamento do arroio, ocasionando a destruição da cabeceira da estrutura, que é de caráter histórico. Ressalta-se que a cabeceira havia sido recentemente reconstruída, após ter sido danificada em uma enchente anterior", informou a Prefeitura da cidade.
A administração municipal ainda disse que o secretário de Obras, Jairo Ratdke, esteve no local para avaliação técnica e início das intervenções necessárias para liberação e pediu compreensão aos moradores.
Já em Santa Maria, a água invadiu algumas residências. As equipes de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão monitorando áreas de risco, fazendo reparos e prestando auxílio às famílias afetadas pela chuva.
No município de Caxias do Sul, após as chuvas intensas, a caixa de escoamento da água no bairro Cânyon transbordou devido ao excesso de lixo. "Equipes de plantão da SMO [Secretaria Municipal de Obras] atuaram imediatamente com ações mitigatórias, realizando a abertura de um ponto da tubulação em trecho inferior para desviar e captar o volume acumulado, reduzindo os impactos no local", informou a Prefeitura.