Chuva deixa todas as regiões da cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos
CGE deixou toda a cidade em estado de atenção e Defesa Civil emitiu alerta severo para parte da capital
A chuva que cai em São Paulo na noite desta quinta-feira, 29, colocou a cidade toda em estado de atenção para alagamentos. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), vinculado à Prefeitura, emitiu o chamado para as Zonas Sul, Oeste, Sudeste, Leste, Norte e Centro, além das marginais Pinheiros e Tietê, por volta das 22h10.
Imagens do radar meteorológico do CGE indicam chuvas de várias intensidades, incluindo forte, atuando na capital paulista. O órgão indica que "há potencial para formação de alagamentos e transbordamentos, rajadas de vento e quedas de árvores" e afirma que "as próximas horas seguem com tempo instável na cidade, com novas áreas de chuva atuando em outras regiões".
A Defesa Civil emitiu alerta severo pelo sistema Cell Broadcast, por volta das 22h40, para as Zonas Norte, Oeste e Central, afirmando que há raios, vento e chance de granizo. O órgão afirmou ainda que o temporal atinge municípios vizinhos.
Nesta semana, temporais de final de tarde, rápidos e volumosos, chegaram a provocar estragos, tanto em São Paulo como na região metropolitana da capital.
Em Suzano, onde choveu em três horas o equivalente a sete dias, pessoas ficaram ilhadas em meio a enchentes, e uma pessoa que foi arrastada pela enxurrada precisou ser socorrida por testemunhas.
O CGE orienta que, no caso de chuvas fortes, as pessoas evitem transitar em ruas alagadas; não enfrentem correntezas; fiquem abrigadas em locais seguros; evitem se proteger da chuva embaixo de árvores; e mantenham-se longe da rede elétrica.