Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SP tem alerta para chuvas intensas e previsão de calor; veja quando

Inmet aponta risco de precipitações e ventos fortes em dias ainda quentes na capital paulista

27 jan 2026 - 07h58
Compartilhar
Exibir comentários

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) incluiu áreas do Estado de São Paulo em alerta amarelo para chuvas intensas nesta terça-feira, 27. O aviso indica a possibilidade de precipitações entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos fortes, com rajadas que podem variar de 40 a 60 km/h.

Apesar da previsão de chuva para o fim das tardes, a capital paulista deve enfrentar dias de calor ao longo desta semana. As temperaturas só devem apresentar queda mais significativa na sexta-feira, 30, quando, segundo a Meteoblue, as máximas não devem ultrapassar os 24°C. Até lá, as máximas na cidade se mantém na casa dos 29ºC.

Pancadas de chuva devem ocorrer no fim das tardes.
Pancadas de chuva devem ocorrer no fim das tardes.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão - 14/01/2026 / Estadão

Durante a última semana de janeiro, a circulação de ventos sobre o Brasil deve manter um corredor de umidade direcionado ao Estado de São Paulo, o que explica as chuvas que devem atingir a região.

Além disso, no fim da semana, a expansão de uma área de baixa pressão atmosférica do Paraguai em direção ao Brasil deve contribuir para o aumento das instabilidades em parte do território paulista, conforme informações da Climatempo.

O acúmulo de umidade, aliado à elevação das temperaturas prevista para os próximos dias, favorecerá a formação de nuvens carregadas em todas as regiões do Estado. Essas condições aumentam o potencial para a ocorrência de temporais típicos de verão, com chuva forte em pontos isolados, embora, em geral, os episódios não devam se prolongar por muitas horas.

Até quarta-feira, 28, as pancadas de chuva mais intensas e frequentes devem se concentrar nas áreas do estado próximas às divisas com Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Já na quinta e na sexta-feira, o risco de temporais tende a aumentar no centro-oeste paulista.

De acordo com a Climatempo, o temporal registrado na tarde do último domingo, na zona norte da capital, acumulou 58 mm de chuva na estação meteorológica do Mirante de Santana. Com esse volume, o total de precipitação em janeiro chegou a 216,2 mm, enquanto a média histórica para o mês é de 292 mm.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade