Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futuro Vivo

Oferecimento Logo do patrocinador

Pode reciclar vidro de esmalte? E a tampa? Veja como fazer o descarte corretamente

Reciclagem do cosmético é possível, mas exige certos cuidados antes do descarte para o reaproveitamento

27 ago 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Saiba como descartar corretamente o vidro de esmalte
Saiba como descartar corretamente o vidro de esmalte
Foto: Freepik

Entre as pequenas ações do dia a dia, a reciclagem é uma das iniciativas mais famosas na tentativa de preservação do meio ambiente. Mas até hoje, o descarte correto de alguns objetos específicos desperta dúvidas e mitos, incluindo embalagens de produtos de beleza como os vidros de esmalte.

Segundo pesquisa Nexus, feita em parceria com o Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo (Sindiplast), 75% dos brasileiros declararam separar materiais para reciclagem ou morar com quem o faz.

No entanto, de acordo com uma pesquisa feita pela Ipsos, os brasileiros não sabem ao certo o que reciclar. De acordo com o estudo “Um mundo descartável - O desafio das embalagens e do lixo plásticos” de 2019, 46%, ou seja, menos da metade dos brasileiros conhece como funciona a coleta seletiva em sua região.

Como reciclar o vidro de esmalte corretamente?

Segundo a SP Regula, responsável pela regulação dos contratos de limpeza na cidade de São Paulo, não existe um processo específico para o descarte de vidros de esmalte, mas o frasco pode entrar no processo de reciclagem de vidro, desde que sejam tomadas algumas medidas antes do descarte.

Confira o passo a passo para reciclar a recipiente de esmalte:

  1. Esvazie o recipiente: caso ainda haja esmalte, coloque algumas gotas de removedor dentro do frasco, agite e derrame o resíduo em um papel toalha ou jornal. Após a evaporação do produto, o papel deve ser descartado no lixo comum;
  2. Limpe o vidro: lave o recipiente com água e sabão, removendo os resíduos de esmalte;
  3. Reaproveite a tampa: Limpe também a tampa, que pode ser reciclada na categoria de plástico;
  4. Leve para os pontos de coleta: por fim, tanto o frasco de vidro quanto a tampa plástica podem ser levados a locais de coleta seletiva ou a ecopontos.

Algumas empresas ainda possuem a possibilidade de logística reversa, sendo que você pode descartar os vidros de esmalte diretamente em pontos de loja. Para isso, cheque no site e nas redes sociais das marcas.

Fonte: Futuro Vivo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade