PUBLICIDADE

Frente fria aumenta a chuva no Sudeste e sol predomina no RS

A passagem desta frente fria e o ar quente e úmido vão estimular a formação de nuvens carregadas no Sudeste, em parte do Centro-Oeste e no Paraná

24 nov 2023 - 05h52
(atualizado às 07h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Pancadas de de chuva provocadas pelo calor ocorrem em quase do o Brasil esta semana (Foto: Itajubá (MG), por Alana Gabriele)
Pancadas de de chuva provocadas pelo calor ocorrem em quase do o Brasil esta semana (Foto: Itajubá (MG), por Alana Gabriele)
Foto: Climatempo

Uma nova frente fria avança rapidamente pelo oceano e passa pela costa do Sul e do Sudeste, alcançando o sul do Espírito Santo até a noite desta sexta-feira, 24. A passagem desta frente fria e o ar quente e úmido que predomina no Sudeste vão estimular a formação de nuvens carregadas sobre quase todo o Sudeste e no Paraná. A passagem desta frente fria também aumenta a chuva em Mato Grosso do Sul.

O ar quente úmido predomina sobre o Brasil e permite a formação de nuvens carregadas em grande parte do país.

O ar seco predomina no Nordeste e inibe a formação de grandes nuvens.

Previsão do tempo para o Brasil para 24/11/2023 - sexta-feira

Região Sul

Uma frente fria avança rapidamente pelo oceano e passa pela costa da Região Sul, mantendo as condições para chuva no Paraná e em parte de Santa Catarina. O ar frio de origem polar entra no Sul do Brasil e baixa a temperatura nos três estados.

A sexta-feira é com sol no Rio Grande do Sul, com previsão de poucas pancadas de chuva apenas no extremo noroeste do estado.

Santa Catarina tem períodos com sol entre muitas nuvens e ainda chove um pouco no centro-oeste do estado.

No Paraná, o tempo fica instável, com períodos de sol e muita nebulosidade e várias pancadas de chuva ao longo do dia no interior do estado. O dia fica nublado e chuvoso no leste paranaense, onde está Curitiba. Há risco de chuva forte no Paraná.

Região Sudeste

Uma nova frente fria avança rapidamente pelo oceano e passa pela costa da Região Sudeste, alcançando o sul do Espírito Santo até a noite desta sexta-feira. A passagem desta frente fria e o ar quente e úmido que predomina no Sudeste vão estimular a formação de nuvens carregadas sobre quase todo o Sudeste. 

O sol e o tempo seco predominam o dia todo no norte do Espírito Santo e no norte e leste de Minas Gerais 

No centro-sul do Espírito Santo, no norte do Rio de Janeiro e nas demais áreas de Minas Gerais, o sol aparece, faz calor e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

No estado de São Paulo, no Sul de Minas e no centro-sul do estado do Rio de Janeiro,  sexta-feira é com muitas nuvens e várias pancadas de chuva com raios a qualquer hora.

risco de chuva forte em todas as áreas com previsão de chuva.

Região Centro-Oeste

O ar quente e úmido predomina sobre a região Centro-Oeste do país e nuvens carregadas crescem em todas as áreas da região. O dia é abafado em todo o Centro-Oeste.

Em Goiás, no Distrito Federal, em quase todo o Mato Grosso, o sol aparece ao longo do dia e ocorrem pancadas de chuva à tarde e à noite.

Em Mato Grosso do Sul e  no oeste de Mato Grosso, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do dia, mas intercaladas com períodos de sol.

Há risco de fortes pancadas de chuva em todas as áreas do Centro-Oeste.

Região Nordeste

O ar seco predomina sobre o Nordeste do Brasil diminuindo a nebulosidade e as condições para a chuva.

O sol aparece forte em todos os estados do Nordeste e quase não chove. Temperaturas em torno de 40°C poderão ocorrer no sertão, no interior do Piauí e da Bahia

O sudoeste e o sul do Maranhão podem ter pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

A chuva é passageira no litoral entre Pernambuco e o leste do Rio Grande do Norte e no litoral do Maranhão

Região Norte

Calor e ar úmido formam nuvens carregadas sobre quase todas as áreas da Região Norte do Brasil . O sol e o tempo seco predominam apenas no nordeste do Pará.

No Amapá, nas demais áreas do Pará, no centro, norte e leste de Roraima e no Tocantins, o sol aparece  forte e as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite

Amazonas, Acre e Rondônia passam o dia com muitas nuvens e pancadas de chuva e raios a qualquer hora. Há risco de chuva moderada a forte

Alertas meteorológicos para  24/11/2023- sexta-feira

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Campo Grande, Goiânia, Cuiabá, Manaus, Porto Velho, Rio Branco.

Aviso especial: perigo de chuva volumosa e temporais, com risco de ventania acima de 91 km/h no litoral de São Paulo e litoral sul do Rio de Janeiro.

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h no centro, oeste e norte de Paraná, em São Paulo (exceto no sul e litoral do estado), no centro e sul do Rio de Janeiro )inclui Grande Rio e região dos Lagos), no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira, em Mato Grosso do Sul, no centro e norte de Mato Grosso, no leste de Rondônia, no sul, sudeste, centro e oeste do Amazonas

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h sul e centro-leste do Paraná, na Grande São Paulo e no sul de São Paulo, no norte do estado do Rio de Janeiro, na Grande Vitória e sul do Espírito Santo, no centro-oeste de Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal, no centro, oeste e nordeste de Mato Grosso, no centro, sul, norte e oeste de Rondônia, no Acre, norte e leste do Amazonas, no centro-sul de Roraima, no Pará (exceto no nordeste do estado, onde está Belém), no oeste e sul do Tocantins

Atenção com o ar seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no nordeste de Minas Gerais (inclui Vale do Jequitinhonha), Planalto da Conquista, Chapada Diamantina e sertão da Bahia, centro-leste e norte do Piauí, interior do Ceará, sertão do Nordeste

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade