PUBLICIDADE

Muita chuva na Grande Curitiba

Chuva de 24 horas chegou perto da média normal de precipitação para novembro. Ar polar e excesso de nuvens deixam a temperatura baixa no fim de semana.

23 nov 2023 - 20h58
Compartilhar
Exibir comentários

A região da Grande Curitiba foi um dos locais onde mais choveu no Brasil no período de 24 horas entre o fim da tarde da quarta-feira, 22, o fim da tarde da quinta-feira, 23 de novembro de 2023.

Foto: Climatempo

Nuvem de temporal sobre Curitiba (PR),(Foto: Climaaovivo)

A chuva caiu forte e generalizada sobre a Grande Curitiba e vários municípios acumularam mais de 100 mm neste período. Pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, para a maioria das áreas na região metropolitana de Curitiba, a média de chuva normal de chuva em novembro varia de 140 mm a 180 mm. Para Curitiba, esta média de precipitação é de aproximadamente 126 mm 

Confira quanto choveu entre aproximadamente 16 horas do dia 22 e 16 horas de 23 de novembro, conforme medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Almirante Tamandaré: 159,4 mm

Curitiba/Santa Felicidade: 124,8 mm

Campo Largo: 120 ,2 mm

Pinhais: 109,0 mm

Piraquara: 108,2 mm

Campina Grande do Sul: 95,7 mm

São José dos Pinhais: 87,9 mm

Em Colombo, o Inmet registrou 106 mm entre 19 horas do dia 22 e 19 horas de 23 de novembro.

Chuva diminui nesta sexta

A Grande Curitiba permanece nublada nas próximas 48 horas e até sábado ainda chove um pouco mais. Porém, a chuva já não deve ser tão volumosa como nesta quinta-feira.

A sexta-feira será nublada, com chuva frequente, que poderá ser moderada a forte em alguns momentos. Já para o fim de semana, a previsão também é de céu nublado, mas com chuva leve e chuviscos.

Fim de semana com frio atípico

A combinação de céu nublado, chuva e ventos frios de origem polar que vão influenciar a Grande Curitiba nos próximos três dias vai deixar a temperatura baixa para os padrões de novembro.

De sexta até o domingo, 26 de novembro, a temperatura mínima vai ficar entre 13°C e 14°C e a máxima entre 16°C e 18°C

Litoral chuvoso

Assim como a região da grande Curitiba, o litoral paranaense fica nublado nos próximos três dias. A chuva será frequente, mas só há expectativa de alguma chuva moderada a forte para esta sexta-feira.  O fim de semana deve ter chuva fraca e temperatura amena. 

Sol e pancadas de chuva pelo interior do Paraná

As áreas de instabilidade que passaram sobre o Paraná na quinta-feira,  23 de novembro,  provocaram chuva volumosa em diversas áreas do estado, especialmente na parte norte e oeste do Paraná. Vários municípios acumularam mais de 100 mm em 24 horas, entre o começo da noite do dia 22 e o começo da noite de 23 de novembro.

Volumes de chuva acima de 100 mm registrados pelo Simepar e pelo Instituto Nacional de Meteorologia,  entre 19 horas do dia 22 e 19 horas do dia 23 de novembro de 2023

Guaíra 118,0 mm

Maringá 107,6 mm

Cambará 104,6 mm

Altônia 100,0 mm

Cidade Gaúcha: 81,8 mm

Mais sol no fim de semana

Nesta sexta-feira,  24 de novembro, o interior do Paraná terá muitas nuvens e alguns períodos de sol, mas ainda fortes pancadas de chuva principalmente no centro-norte e oeste do estado.

Durante o fim de semana, a instabilidade diminui e o sol já estará aparecendo com força, tanto no sábado quanto no domingo. Nos dois dias, algumas pancadas de chuva poderão acontecer à tarde ou à noite,  mas de forma isolada. Só há expectativa de alguma chuva moderada a forte para o noroeste do Paraná, área próxima da divisa com o Mato Grosso do Sul.

Atenção: áreas de instabilidade se intensificam sobre o Sul do Brasil na segunda-feira e a chuva  volta a aumentar.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade