PUBLICIDADE

Derretimento de geleiras da Groenlândia podem elevar o nível do mar em mais de 2 metros

Estudo mostra que essas plataformas de gelo perderam mais de 35% de seu volume total desde 1978, devido ao aumento das temperaturas

8 nov 2023 - 10h58
(atualizado às 12h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução: Redes Sociais

Um novo estudo, publicado na Nature Communications, revelou que as geleiras do norte da Groenlândia perderam mais de um terço de seu volume nos últimos 50 anos, principalmente devido ao aquecimento das temperaturas

Estes resultados surpreenderam os cientistas que estudam as plataformas de gelo na região e imaginavam que as geleiras estavam estáveis.  

Ao analisar centenas de imagens de satélite e modelos climáticos, os pesquisadores identificaram que as plataformas de gelo no norte da Groenlândia perderam mais de 35% de seu volume total desde 1978, devido ao aumento das temperaturas. 

Os resultados do estudo destacam que, caso essa tendência persista, as implicações para o planeta podem ser "dramáticas". Isto porque esta área tem gelo suficiente para elevar o nível do mar em mais de 2 metros.

O que são plataformas de gelo

As plataformas de gelo são porções de geleiras que flutuam sobre a água. No norte da Groenlândia, 5 das principais plataformas estão apresentando um derretimento considerável principalmente devido ao aquecimento dos oceanos.

"O aumento observado no derretimento coincide com um aumento distinto na temperatura potencial do oceano, sugerindo um forte controle oceânico nas mudanças nas plataformas de gelo. Somos capazes de identificar uma fase generalizada e contínua de enfraquecimento das últimas plataformas de gelo remanescentes deste setor", diz um trecho do estudo.

O derretimento das plataformas de gelo em si não contribui diretamente para o aumento do nível do mar. No entanto, essas plataformas atuam como barreiras naturais que controlam o fluxo de gelo da camada de gelo em direção ao oceano. Se essas barreiras naturais se desintegrarem, as geleiras podem liberar mais gelo nos oceanos, o que, por sua vez, contribui para o aumento do nível do mar.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade