Cidade que inspirou filme de Silent Hill está pegando fogo há mais de 60 anos — e especialistas estimam que isso pode continuar por mais 250 anos
Incêndio começou em 1962 e dura até hoje
Uma cidade coberta por névoa e fumaça que saem de fissuras no chão, ruas abandonadas e um incêndio subterrâneo que queima eternamente. Parece a descrição do filme de terror Silent Hill, e não é coincidência: a cidade-fantasma de Centralia, na Pensilvânia (EUA), foi a inspiração direta para o roteirista da adaptação do jogo para o cinema em 2006.
A realidade de Centralia, no entanto, é um desastre ambiental e social que começou de forma banal há mais de 60 anos e transformou uma comunidade próspera em um campo vazio.
Como o incêndio começou
O desastre começou em maio de 1962. Na véspera do feriado do Memorial Day, a prefeitura de Centralia decidiu "limpar" o aterro sanitário da cidade, que fedia e incomodava os moradores. O método escolhido foi contratar bombeiros voluntários para simplesmente atear fogo ao lixo.
O problema era a localização do aterro: ele estava situado em uma mina de carvão a céu aberto abandonada. Uma abertura não selada no fosso permitiu que as chamas alcançassem o labirinto de túneis de minas de carvão antracito que se espalhava por baixo de toda a cidade. O fogo encontrou um suprimento de combustível quase infinito e nunca mais foi apagado.
O colapso da cidade
Durante anos, o fogo subterrâneo foi uma inconveniência, mas a vida continuou. A gravidade da situação só ficou clara para o mundo em 1981, quando um evento quase trágico chocou o país: Todd Domboski, um menino de 12 anos, foi quase engolido por uma cratera de 46 metros de profundidade que se abriu ...
Matérias relacionadas