Ar frio entra no RS, frente fria avança sobre SP e RJ; veja previsão para esta sexta-feira
A ZCIT influencia o AP e tem muito ar quente e úmido espalhado sobre o Brasil. Condições para chuva são altas na maior parte do Brasil
Uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo e chega ao Rio de Janeiro no decorrer desta sexta-feira, 8. A passagem desta frente fria e o ar quente que predomina sobre o Sudeste estimulam a formação de nuvens carregadas que podem provocar temporais.
A alta pressão atmosférica do Atlântico Sul influencia grande parte do Nordeste, parte do Sudeste e do Centro-Oeste diminuindo a umidade e as condições para chuva.
Nuvens carregadas crescem sobre muitas áreas do Brasil por causa do calor e da umidade do ar elevada e provocam fortes pancadas de chuva, mas de forma isolada.
Uma massa de ar frio de origem polar influencia o Rio Grande do Sul e afasta as nuvens carregadas deste estado e de parte de Santa Catarina.
A Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva no extremo norte do Amapá.
Previsão do tempo para o Brasil para 08/12/2023- sexta-feira
Região Sul
Uma massa de ar frio de origem polar influencia o Rio Grande do Sul e afasta as nuvens carregadas deste estado e de parte de Santa Catarina. Em todo o Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina, o dia é com sol, ainda entre muitas nuvens. Pode garoar de manhã na Grande Porto Alegre. Há condições para nevoeiro ao amanhecer no sul gaúcho.
Na serra catarinense, no norte e litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, no sudoeste e leste do Paraná, chove várias vezes, mas o sol aparece um pouco, entre muitas nuvens.
As demais áreas do Paraná têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.
Região Sudeste
Uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo e chega ao Rio de Janeiro no decorrer desta sexta-feira. A passagem desta frente fria e o ar quente que predomina sobre o Sudeste estimulam a formação de nuvens carregadas que podem provocar temporais
O ar ainda fica seco e muito quente no norte e leste de Minas Gerais e no centro-norte do Espírito Santo. Não chove nestas áreas.
O litoral central e norte de São Paulo e o litoral sul do Rio de Janeiro ficam em alerta máximo para chuva muito volumosa, que pode causar transtornos como alagamentos e queda da barreira
No Grande Rio e nas demais áreas do estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas, na Grande Belo Horizonte, no centro-oeste de Minas, na Grande São Paulo e no interior do estado de São Paulo, o sol aparece, o ar fica abafado e há previsão de pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Pode chover a qualquer hora no leste de São Paulo (inclui Grande SP) e no estado do Rio de Janeiro.
Região Centro-Oeste
A alta pressão do Atlântico Sul ganhou força sobre o Centro-Oeste deixando o ar mais seco sobre parte da Região. O calor é intenso.
Em Goiânia, em quase todo o estado de Goiás, no Distrito Federal e no leste de Mato Grosso, o dia é com sol e sem chuva.
No sul de Goiás, nas demais áreas de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, o sol aparece forte, mas algumas pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite, mas de forma isolada.
Ainda há risco de chuva moderada em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso.
Região Nordeste
Uma mudança na circulação dos ventos em níveis mais elevados da atmosfera espalha umidade sobre o Nordeste e aumenta as condições para chuva.
No centro-sul e leste do Piauí, no interior da Bahia e no sertão de Pernambuco, no Rio Grande do Norte, no litoral do Ceará e do Piauí, o dia é com muito sol e algumas nuvens. Não chove.
As demais áreas do Nordeste têm sol na maior parte do dia, mas há condições para pancadas de chuva isoladas. A a chuva passageira e fraca no litoral do sul da Bahia até a Paraíba .
No Maranhão, no centro-norte e oeste do Piauí podem ocorrer pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite.
Região Norte
Condições de ar quente e úmido predominam no Norte do Brasil e geram nuvens carregadas sobre praticamente toda a Região. A Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva no extremo norte do Amapá.
Apenas o extremo sul do Tocantins, divisa com Goiás, tem um dia com sol e sem chuva.
No extremo norte do Amapá, no norte e centro-leste do Amazonas, no oeste do Pará, oeste e sul de Roraima e oeste do Acre têm muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora. Há risco de temporal.
Nas demais da Região Norte, o sol aparece forte e ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte.
Alertas meteorológicos para 08/12/2023- sexta-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Manaus, Porto Velho, Rio Branco Boa Vista e, Macapá.
Aviso de granizo: risco de granizo em áreas isoladas São Paulo, Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Aviso chuva muito intensa: perigo de temporais e de chuva volumosa, com ventania acima de 91 km/h, com potencial para alagamentos, na Baixada Santista (SP), litoral norte de SP, Costa Verde/região de Angra dos Reis e de Paraty (RJ), Médio Paraíba/região de Resende-Volta Redonda-Valença (RJ), região serrana do RJ e na zona da Mata Mineira
Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h no leste do Paraná (inclui Grande Curitiba), nas regiões paulistas da Grande São Paulo, litoral sul, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Mantiqueira, região de Sorocaba, de Campinas e todo o centro-norte de SP, Sul de Minas, Grande Rio, litoral norte do RJ, Norte do RJ, extremo sul do Espírito Santo, oeste do Acre, Amazonas (exceto no sudeste e noroeste do estado), no sul de Roraima, no oeste do Pará, no extremo norte do Amapá.
Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no centro, oeste, norte e noroeste do do Paraná, no centro, oeste e noroeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro, Grande Belo Horizonte, sul do Espírito Santo, no extremo sul de Goiás, em Mato Grosso do Sul, no oeste e noroeste de Mato Grosso, em Rondônia, no no centro e leste do Acre, no sudeste e noroeste do Amazonas, no centro, sul, e noroeste do Pará,no centro-leste e centro-oeste do Amapá, em Roraima, exceto no sul estado.
Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no sertão de Pernambuco, no interior da Bahia, no centro-sul e leste do Piauí, no norte/noroeste de Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás (exceto no sul e sudoeste do estado.