"Apoiar a liderança feminina é fundamental": mais do que um direito básico humano, a água é uma questão política e de gênero
O Xataka Brasil conversou com Anjani Kapoor, da Sanitation and Water for All, para falar como lutar pelo acesso da água vai muito além da política
A água é uma das bases da sociedade, garantida por lei para todos do mundo inteiro segundo a Declaração dos Direitos Humanos, mas mais do que isso, água também é uma questão política e de gênero.
Durante a COP30, que acontece de 10 a 21 de novembro em Belém, no Brasil, uma das questões abordadas será como levar água e saneamento básico para todos os habitantes de países ricos e "pobres", mas mais do que isso, também levar urgentemente um direito humano para as pessoas que mais precisam: mulheres e crianças.
Conversamos com Anjani Kapoor, Chefe de Política, Responsabilidade e Resultados da Sanitation and Water for All, sediada pela UNICEF, que desde 2010 trabalha com governos para tentar garantir este direito básico para todos, incluindo pessoas fora de centros urbanos. Na COP30, Kapoor falará sobre a necessidade de garantir os direitos básicos para mulheres e crianças, muitas vezes deixadas às margens da sociedade, que podem sofrer pela falta de água, muito disso devido a conflitos, aquecimento global e uma sociedade patriarcal.
Nascida e criada na Índia, Kapoor disse em entrevista ao Xataka Brasil que sabe de uma realidade que muitos não conhecem, especialmente vivida por mulheres que têm acesso dificultado, ou sequer têm acesso à água.
"As mudanças climáticas agravam as secas e esgotam os recursos hídricos, forçando mulheres e meninas a percorrer distâncias maiores para buscar água. E eu vi as cenas de mulheres carregando esses cântaros de água ...
Matérias relacionadas