Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alerta: mudanças no oceano podem causar cecas devastadoras na Amazônia até 2100

Pesquisa aponta que mudanças na circulação de águas do Atlântico podem afetar a área mais preservada da Amazônia

13 set 2025 - 18h19
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Um estudo publicado este ano na revista Nature Communications mostra que a circulação de águas do Atlântico, conhecida como Amoc (Atlantic Meridional Overturning Circulation), pode sofrer um enfraquecimento até 2100. A mudança, causada pelo aquecimento global, teria impactos graves no clima de diferentes regiões tropicais, incluindo a Amazônia, que pode enfrentar uma redução significativa no regime de chuvas. A pesquisa foi conduzida por cientistas do Brasil, da Alemanha e da Suíça, e levou em consideração dados de pesquisa de campo com projeções de modelos climáticos avançados Mas o que isso significa na prática? A seguir, entenda quais podem ser os impactos dessa alteração na floresta Amazônica. 

Amoc: o que é e qual sua importância para o planeta

A Amoc (Circulação Meridional do Atlântico) é um sistema de correntes oceânicas   essencial para regular o clima da Terra. Ela funciona como uma espécie de "esteira" no Atlântico, transportando águas quentes da região tropical para o norte e devolvendo águas frias das altas latitudes para o sul, o que permite equilibrar o clima do planeta. É por isso que, quando essa circulação se altera, o sistema climático pode ser afetado, desencadeando secas, alterações nos padrões de vento e elevação do nível do mar em algumas regiões. Durante a última era glacial, por exemplo, mudanças na Amoc estiveram ligadas a episódios de resfriamento abrupto.

Para entender como a Amoc se comportou ao longo do tempo, os cientistas ...

Veja mais

Matérias relacionadas

O grande perdedor na guerra por minerais essenciais é o tungstênio; os EUA precisam, e a China detém 83% dele

Um menino no México coletou pedras, mas não sabia que elas continham urânio, um dos elementos mais tóxicos e radioativos da Terra

Japoneses colonizaram a Amazônia e os efeitos já são sentidos na floresta

Cachoeira gigante feita com pneus e garrafas pet vira atração em Magé

Já foi o maior iceberg do mundo, ainda é maior que a cidade de São Paulo e está prestes a desaparecer

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade