Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A ambição da China de liderar todas as áreas do planeta encontrou seu próximo adversário: Jaén

A China está aprendendo rapidamente o que a Espanha levou séculos para fazer: como tornar um olival lucrativo

28 out 2025 - 11h12
(atualizado em 28/10/2025 às 08h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Em 2024, uma delegação chinesa visitou a Rua Príncipe de Vergara, 154, em Madri. À primeira vista, pode-se pensar que isso não é algo que não aconteça com relativa frequência na maioria das capitais do mundo. E é verdade.

Afinal, a única coisa estranha é que, naquele canto do país, fica a sede do Conselho Oleícola Internacional.

Qual é o papel da China no mercado internacional de azeite?

É uma pergunta surpreendentemente simples

O "gigante asiático" é líder em muitas coisas, mas há uma em que não é ninguém: o azeite. De acordo com as estatísticas disponíveis, a China representa apenas 4% das importações globais de azeite. Apesar da enorme quantidade de óleos vegetais que Pequim devora, a azeitona é um produto sem consequências sociais, econômicas e culturais.

No entanto, nenhum desses dados nos interessa. A chave é outra: espera-se que o consumo cresça 7% ao ano, e isso, a médio prazo, é um grande negócio.

E a China sabe disso

É por isso que, enquanto o mercado internacional continua a vacilar, Pequim já traçou um plano para se tornar um player misto — não quer apenas um papel na comercialização, mas também um produtor disposto a sentar-se à mesa dos grandes players.

Isso não só lhe daria uma margem de segurança (e independência) na política alimentar do país, como também fortaleceria seu compromisso com a modernização da China rural.

E o que fará para alcançar isso?

Plantando oliveiras como se não houvesse amanhã e aprendendo com os melhores a fazê-lo. Essa é a ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Máfia, pôquer e NBA: o escândalo milionário envolvendo fraudes que parece saído de um filme de Hollywood

Relíquias históricas: Vaticano devolverá importantes itens indígenas para as Primeiras Nações do Canadá após as ter tomado à força durante catolização das comunidades

África está se desintegrando: medições mostram a rapidez com que o continente está se dividindo - e um novo oceano está crescendo

Os EUA proibiram a exportação de software EDA para a China; agora, o país asiático tem seu próprio software EDA e algo mais: uma ameaça

Frente fria atípica chega ao Brasil nesta segunda e muda o clima da semana; veja como ficam as temperaturas na sua região

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade