PUBLICIDADE

Parabólica

Retrospectiva F1: os 10 melhores duelos entre Max e Lewis 

Da primeira à última corrida da temporada, o foco sempre esteve em Verstappen e Hamilton. Relembre os melhores duelos da dupla em 2021

22 dez 2021 - 12h34
Compartilhar
Exibir comentários
Verstappen e Hamilton foram os grandes protagonistas da temporada
Verstappen e Hamilton foram os grandes protagonistas da temporada
Foto: f1.com / Divulgação

Fizemos uma retrospectiva dos momentos de destaque dos pilotos que não correram nem por Mercedes nem por Red Bull, os melhores carros de 2021. Mas, claro, o grande atrativo do campeonato foi a briga ferrenha entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Briga essa que se arrastou até os metros finais da temporada, quando Verstappen passou Hamilton e garantiu seu primeiro título mundial. 

Nunca na história da Fórmula 1 dois rivais se encontraram na pista tantas vezes quanto nesse ano. Em mais da metade das provas, Verstappen e Hamilton duelaram em algum momento. Isso é mais uma evidência do enorme equilíbrio visto esse ano, tanto em termos de equipamento quanto de pilotagem. 

Listamos os 10 encontros mais marcantes entre Hamilton e Verstappen na temporada de 2021. E, antes de seguir, já deixamos expressa nossa torcida para que tenhamos mais doses dessa rivalidade em 2022! 

Hamilton passou Verstappen e venceu GP de Portugal
Hamilton passou Verstappen e venceu GP de Portugal
Foto: Mercedes / Twitter

10º - GP de Portugal 

Enquanto Bottas liderava, Verstappen passou Hamilton e assumiu o 2º lugar na relargada, ainda no começo da prova. Mas Lewis não se deu por vencido. Foi buscar Max e ultrapassou por fora na curva 1. Algumas voltas depois, alcançou e passou Bottas. 

Com pista livre, ele voou e venceu com quase meio minuto de vantagem sobre Verstappen - que também havia deixado Bottas para trás. O holandês ainda tentou fazer a volta mais rápida no último giro, mas passou dos limites de pista e teve o tempo deletado.

Hamilton e Verstappen dividem a curva 1 na largada
Hamilton e Verstappen dividem a curva 1 na largada
Foto: Pirelli Motorsport / Twitter

9º - GP dos EUA 

Foi um fim de semana com ação desde os treinos livres, quando Verstappen e Hamilton brigaram por espaço na pista e o holandês, irritado, xingou o rival e lhe mostrou o dedo médio. Na classificação feita em clima quente (tanto no sentido literal – 37ºC – quanto no figurado), Max desbancou o favoritismo da Mercedes na pista do Texas e fez a pole position. 

Hamilton largou melhor e, mesmo sendo espremido por Verstappen, o ultrapassou na primeira curva e liderou a primeira parte da prova. Sem conseguiu passar Lewis na pista, Max antecipou sua parada e fez um undercut, retomando a ponta Hamilton foi aos boxes. O inglês ainda apertou o ritmo nas voltas finais e se aproximou, mas a vitória ficou mesmo com Verstappen. 

Verstappen passa Hamilton na largada em Imola
Verstappen passa Hamilton na largada em Imola
Foto: F1 / Twitter

8º - GP da Emília-Romanha 

Max foi 3º na classificação, atrás de Hamilton e de Sergio Perez. Com pista úmida, ele largou muito bem e foi bastante agressivo para cima do inglês na curva Tamburello, jogando o rival para cima da zebra e assumindo a liderança já nos primeiros metros.  

Enquanto Verstappen abria vantagem, Hamilton errou ao tentar ultrapassar retardatários e quase ficou atolado na brita, mas conseguiu voltar para a pista em um distante 9º lugar. Com os carros reagrupados depois de uma bandeira vermelha, Hamilton galgou posições até ser o 2º, mas Verstappen já estava longe na liderança e venceu a prova.

Hamilton superou Verstappen na Espanha usando estratégia diferente
Hamilton superou Verstappen na Espanha usando estratégia diferente
Foto: F1 / Reprodução

7º - GP da Espanha 

Assim como em Ímola, Verstappen partiu de trás de Hamilton, mas largou bem e foi agressivo para e assumir a ponta na curva 1. Sem conseguir ultrapassar na pista, a Mercedes mudou a estratégia e chamou Lewis para uma surpreendente segunda parada nos boxes.  

Com pneus novos e pista livre, ele tirou 23 segundos em apenas 17 voltas e se valeu dos compostos melhores para deixar Verstappen para trás a poucas voltas do fim. Max, já sem chances de vitória, conquistou ao menos um ponto extra no fim pela volta mais rápida.

Hamilton segura Verstappen para vencer no Barein
Hamilton segura Verstappen para vencer no Barein
Foto: Jean Todt / Twitter

6º - GP do Barein 

Logo na primeira corrida do ano, o primeiro duelo. Verstappen partiu da pole e as posições foram mantidas até a primeira rodada de pit stops, quando o inglês assumiu a liderança na estratégia. 

Verstappen partiu para o ataque no último stint da corrida e fez bela ultrapassagem em Hamilton na curva 4, a três voltas do fim. No entanto, a manobra foi completada além dos limites da pista, e Max teve que devolver a posição. Ele ainda tentou até os metros finais, mas Hamilton segurou a pressão e venceu por apenas 0s7. 

O polêmico acidente entre Hamilton e Verstappen em Monza
O polêmico acidente entre Hamilton e Verstappen em Monza
Foto: F1 / Twitter

5º - GP da Itália 

A dupla se encontrou duas vezes nessa corrida. Uma, logo na primeira volta, quando Verstappen partiu da pole mas perdeu a 1ª posição para Daniel Ricciardo ainda na largada. Se aproveitando do mau começo do rival, Hamilton também tentou passa-lo na primeira volta, mas foi fechado e acabou caindo para 4º. 

O segundo encontro foi depois das paradas nos boxes. Por uma enorme coincidência, tanto a Red Bull quanto a Mercedes fizeram pit stops ruins e a diferença na pista entre os dois foi anulada. Quando Hamilton retornou à pista, ele estava emparelhado com seu rival. Os dois se espremeram na primeira chicane, e o resultado foi ruim para ambos: os pneus se tocaram e o carro de Max foi catapultado para cima do de Lewis. Fim de prova para os dois. 

Hamilton e Verstappen se tocaram na curva Copse. Pior para o piloto da Red Bull
Hamilton e Verstappen se tocaram na curva Copse. Pior para o piloto da Red Bull
Foto: F1 / Reprodução

4º - GP da Inglaterra 

O duelo começou já no sábado, na corrida sprint. Verstappen largou melhor e pulou de 2º para 1º, superando Hamilton. O inglês teve dificuldades para acompanhar o ritmo de Max e percebeu que, na corrida principal, sua chance seria dar o troco na largada ou logo na primeira volta. E assim começou a corrida principal, no domingo. 

Com o apagar das luzes vermelhas, Verstappen manteve a liderança, Hamilton foi para o ataque e ambos protagonizaram em uma dura batalha ao longo da primeira volta. Depois de passar perto do contato, eles de fato se tocaram na curva Copse, com Verstappen indo parar violentamente no muro - e no hospital para exames. 

Hamilton foi punido em 10 segundos pelo acidente. No entanto, ele se recuperou, passou Bottas, alcançou Leclerc na penúltima volta e venceu. 

Ao contrário de Monza, quando Hamilton ficou na bronca, nesse caso Verstappen a Red Bull não engoliram a vitória de Lewis e criticaram sua postura de comemorar mesmo com o rival estando acidentado. 

A ultrapassagem final de Verstappen sobre Hamilton, na última volta
A ultrapassagem final de Verstappen sobre Hamilton, na última volta
Foto: F1 / Twitter

3º - GP de Abu Dhabi 

A batalha final do campeonato pode ser dividida em dois atos: primeira e última volta. Na primeira delas, Hamilton levou a melhor. Mesmo largando com pneus médios contra os mais macios de Verstappen, o inglês conseguiu pular à frente e tomar a liderança. Ainda na primeira volta, Verstappen foi para o tudo ou nada e freou tarde na curva 6 na tentativa de retomar a ponta. Hamilton, para evitar o contato, cortou a chicane e se manteve à frente. 

Depois disso, Hamilton escapou na liderança. A Red Bull tentou de tudo: pediu para Perez segurar Hamilton, fez uma parada a mais com Verstappen, mas nada parecia suficiente para incomodar o inglês. Até que, na parte final da prova, o safety car foi acionado e Verstappen, então o 2º, colocou pneus macios novos. Hamilton ficou na pista com compostos duros gastos. 

A (polêmica) relargada se deu na última volta da corrida e do campeonato. Verstappen conseguiu mergulhar por dentro na curva 4, dar o troco para faturar a vitória - e o título. 

A dupla disputou a Curva do Lago, em Interlagos, por duas vezes
A dupla disputou a Curva do Lago, em Interlagos, por duas vezes
Foto: Petronas Motorsports / Twitter

2º - GP do Brasil 

Uma das grandes atuações de Hamilton na Fórmula 1. Após ser punido na classificação de sexta-feira, ele largou em 20º na sprint e terminou 5º, apenas 24 voltas depois. No domingo, nova punição e 10º lugar no grid. Mais uma vez, o inglês imprimiu ritmo alucinante e ganhou posições rapidamente até chegar em Max Verstappen, o líder da prova. 

A batalha foi dura. Hamilton tentou o ataque por fora na Curva do Lago, mas Verstappen retardou a freada e jogou a si próprio e a Hamilton para a área de escape. Algumas voltas depois, nova tentativa no mesmo ponto. Dessa vez, Hamilton conseguiu fechar o lado de dentro e se manter à frente. Depois, apenas abriu vantagem para selar uma marcante vitória. 

O polêmico toque entre Verstappen e Hamilton na Arábia. Break test?
O polêmico toque entre Verstappen e Hamilton na Arábia. Break test?
Foto: F1 / Twitter

1º - GP da Arábia Saudita 

Hamilton largou da pole e se manteve em 1º até ter azar de uma bandeira vermelha ser acionada quando já tinha feito sua troca de pneus sob safety car. Com isso, Verstappen herdou a liderança. Na relargada, Hamilton pulou bem, mas foi fechado por Max e caiu de 1º para 3º. 

Nova bandeira vermelha e nova relargada. Max foi punido for fechar Hamilton e saiu do 3º posto. Dessa vez, foi ele quem partiu bem e assumiu a dianteira em bonita manobra sobre Hamilton e o intruso Ocon.  

Hamilton deixou Ocon para trás e começou a perseguir Verstappen. Quando chegou e atacou, enfrentou uma defesa agressiva do rival, por fora da pista. Max, então, foi instruído a devolver a posição. Mas ele o fez diminuindo em plena reta, o que pegou Hamilton de surpresa e provocou uma colisão entre ambos. 

Hamilton, com a asa dianteira danificada, se recuperou e alcançou o rival novamente. Os dois ainda trocaram de posições algumas vezes até o piloto da Mercedes se consolidar à frente e vencer com propriedade. 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade